
Compreendido entre os meses de junho e setembro, o período de estiagem aumenta ainda mais as incidências de fogo em vegetação em Petrópolis, causando grandes danos em diferentes pontos da cidade. Em 2024, de acordo com o Plano de Contingência do Inverno de 2025, elaborado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, foram 237 registros do tipo durante o período.
Segundo os dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), 376 casos de fogo em vegetação foram registrados pela corporação ao longo de todo o ano passado, um aumento de 136% nas ocorrências, em comparação ao ano de 2023, quando 159 registros foram contabilizados. Em 2025, até o momento, as equipes atenderam 40 chamados do tipo.
Os dados disponibilizados no Plano Inverno mostram ainda que, entre os meses de junho e setembro de 2020, assim como ocorreu em 2024, também foram contabilizadas 237 ocorrências de fogo em vegetação na cidade. Naquele ano, 103 casos foram atendidos pelas equipes somente no mês de setembro. Já no ano passado, no mesmo período, foram 89 registros.
A tabela traz ainda os dados referentes aos anos de 2021, 2022 e 2023. Entre esses anos, os registros contabilizados na cidade foram inferiores a 200 ocorrências.

O documento indica ainda algumas áreas consideradas de maior risco devido ao grande número de ocorrências de fogo em vegetação: Vale das Videiras, Secretário, Carangola/Quinta do Lago, Caxambu/Itamarati, Corrêas/Bairro da Glória, Nogueira, Jacó/Fazenda Santo Antônio, Taquaril e Brejal.
Vale ressaltar que, segundo a Lei 9.605/98, provocar fogo em vegetação pode configurar crime ambiental, além de crime de perigo comum (art. 250 do Código Penal), caso exponha vidas ou propriedades a risco.
Principais causas de incêndios florestais:
O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro elenca as principais causas de incêndio em vegetação:
- O tempo seco e sem chuvas favorece a propagação do fogo e coloca o Meio Ambiente e a vida selvagem, e até humana, em risco;
- A renovação do pasto, prática comum na agricultura, está entre as principais causas das queimadas;
- A queima de lixo também é extremamente perigosa e ilegal. Além de poluir o Meio Ambiente, pode facilmente se transformar em um incêndio florestal devastador;
- A soltura de balões, outra prática ilegal, representa um grande perigo. Pode iniciar incêndios e causar danos irreversíveis;
- Uma guimba de cigarro acesa e descartada em locais impróprios e que apresentam risco de combustão também pode causar grandes estragos;
- Em caso de incêndio, ligue 193!
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: