• Petrópolis registrou 442 casos de dengue entre crianças e adolescentes neste ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/jul 16:04
    Por Maria Julia Souza

    Na última semana, a Secretaria de Saúde de Petrópolis informou a falta de adesão da vacina da dengue entre crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, que fazem parte do público-alvo. Em 2024, segundo a pasta, foram confirmados 442 casos da doença nesta faixa etária, sem nenhum óbito registrado.

    Leia Também: Adesão de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos para vacina contra a dengue segue baixa

    Ainda de acordo com a secretaria, foi registrado um total de 8.143 casos de dengue neste ano na cidade. O número é superior ao constatado durante todo o ano passado, quando houve 150 registros. A Secretaria informou ainda que, entre janeiro e junho de 2024, foram contabilizados 18 óbitos em decorrência da doença, e ainda há dois casos sendo investigados.

    A vacina contra a dengue está disponível em Petrópolis, desde o dia 20 de junho, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, as equipes estão intensificando esforços para informar a população sobre a importância do imunizante e ressalta que a participação dos pais é fundamental para o sucesso da campanha e para garantir a segurança do público.

    O imunizante está sendo disponibilizado em três salas de vacinação: Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, e nas UBSs de Itaipava e Pedro do Rio.

    Prefeitura retira decreto de emergência

    A Prefeitura decretou o fim da situação de emergência no município, em razão da epidemia de dengue. O decreto foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (04).

    De acordo com a publicação, foi considerada a análise do Perfil Epidemiológico da doença no município, feita pelo grupo técnico da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, que comprovou a situação de queda dos casos durante quatro semanas consecutivas.

    Ainda segundo o decreto, em todos os casos suspeitos de dengue deverão ser mantidos os protocolos do manejo clínico, preconizado pelo Ministério da Saúde, e os fluxos assistenciais já estabelecidos.

    Leia Também: Governo do Rio decreta fim da epidemia de dengue no estado

    Confira os horários das salas de vacinação da dengue no município:

    • Centro de Saúde Coletiva

    Terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 16h30;

    Segunda e quarta-feira, das 8h às 19h30.

    • UBS Itaipava

    Segunda, quarta e sexta-feira, das 8h30 às 16h30;

    Terça e quinta-feira, das 8h30 às 19h.

    • UBS Pedro do Rio

    Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

    Últimas