• Petrópolis registra temperatura abaixo dos 10ºC no primeiro dia do inverno

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/06/2017 09:12

    O inverno finalmente chegou ao Hemisfério Sul. Nesta quarta feira (21), às 1h24, a estação que é marcada por baixas temperaturas e clima seco, chegou a Região Serrana. Durante toda a semana, foram registradas baixas temperaturas na cidade. Na terça feira (20), no Pico do Couto, os termômetros marcaram 9,4°, a nona temperatura mais baixa da Região Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a chegada oficial do frio, a preferência por bebidas quentes aumenta entre os petropolitanos. E as cafeterias da cidade começam a ficar mais cheias, algumas até oferecem um cardápio diferenciado nesse período.

    Uma das características do inverno é a baixa umidade do ar, o que faz o clima ficar mais seco. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é que não haja grandes alterações no clima, e que as chuvas permaneçam dentro do esperado para o período. O meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos(Cptec) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Diogo Arsego explica que as variações no clima são mais previsíveis quando ocorrem alterações de padrões significativos, como o fenômeno El Niño. E que como as chances desse fenômeno ocorrer com intensidade nesses meses está baixa, a tendência é que não haja bruscas alterações.

    “No quadro geral, o inverno é mais seco, e com menos chuvas. Diferente do verão, que tem característica mais chuvosa. Com a passagem de sistemas frontais (frentes frias), dependendo do momento, as temperaturas podem ficar mais baixas. Mas a previsão é que mantenham a média do inverno do ano passado”, explicou o Meteorologista.

    A procura por bebidas quentes é maior com o frio

    “No inverno tem mais chocolate quente, papo e apetite”, contou a gerente de uma cafeteria do Centro Lídia Bitencourt. Com as baixas temperaturas, as bebidas quentes se tornam as opções preferidas para muitos petropolitanos. As cafeterias da cidade costumam atrair clientes que procuram além do tradicional cafezinho, uma pausa no meio da tarde para um dedo de prosa. “As pessoas vêm, tomam um café, ficam de papo e acabam consumindo mais doces. E no inverno nós oferecemos um cardápio especial: fondue de chocolate com frutas e caldos com torradas. O movimento fica muito bom para tudo”, contou a gerente. 

    A professora aposentada Célia Maria Rossi e seu filho Marcelo Rossi, estavam na tarde de ontem no Centro da cidade e resolveram dar uma pausa para um chá. “Hoje viemos resolver umas coisas na rua e viemos tomar um chá, nessa época gostamos mais de bebidas quentes”, contou a professora. 



    Últimas