• Petrópolis registra recorde nacional de frio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/02/2018 14:35

    Petrópolis voltou a ser destaque no ranking dos municípios mais frios do Brasil. Com 9,2ºC de mínima, a Cidade Imperial registrou a menor temperatura do país na madrugada desta quinta (01), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. E como se já não bastasse a temperatura amena, em pleno verão, a sensação chegou a 6ºC, um recorde na estação. 

    Os dados foram registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia na Estação Meteorológica Pico do Couto, que fica a mais de 1,7 mil metros de altitude, no Rocio. Toda essa onda de frio, em pleno verão, atingiu a cidade por influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que apesar de já ter se afastado do Estado, deixou uma massa de ar frio sobre o continente. “O resfriamento, que já era sentido desde terça-feira em áreas de todo o sudeste, por conta da chuva constante, foi intensificado depois que o tempo abriu durante a madrugada. Sem muitas nuvens no céu, o calor foi se dissipando, com o ar quente subindo e o ar frio descendo. Por isso a madrugada foi tão fria”, explicou o meteorologista Fernando Moreira. 

    Em segundo lugar no ranking da menor temperatura ficou a cidade de Monte Verde, em Minas Gerais, que registrou 10ºC, assim como Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Depois vêm as cidades de São Joaquim (SC), São José dos Ausentes e Campos do Jordão. Até Vacaria, no Rio Grande do Sul registrou temperatura maior que Petrópolis: 12,3ºC. 

    Por ser a cidade mais fria do país nesta madrugada, Petrópolis registrou também a marca mais baixa deste verão. Esse tipo de queda brusca geralmente acontece quando há presença de uma frente fria. E como os verões são marcados por frentes frias, a notícia não surpreende. No entanto, ter frio no verão é um pouco controverso. “É estranho, mas em Petrópolis isso não me surpreende nem um pouco”, disse o motorista de ônibus Maicon Oliveira. 

    O friozinho, que ainda predominou durante a manhã de quinta (01), dividiu opiniões. “Se é verão, pra que vou querer frio? Eu acho isso muito ruim. Quero o sol de volta e aquele calorão. Petrópolis já não tem sol no inverno, aí no verão a temperatura fica baixa. Que graça tem?” brincou Carolina Vicente, de 24 anos. 

    A tendência para os próximos dias é de que a temperatura suba gradativamente, atingindo máximas típicas de verão, entre 28 e 32 graus na região dos distritos. 

    Últimas