
O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou, na última semana, os dados referentes aos Registros de Ocorrência (RO) feitos nas delegacias do Estado do Rio de Janeiro em agosto. Em Petrópolis, o levantamento mostra que o município teve o maior número de veículos recuperados no ano e, ao mesmo tempo, o segundo maior total de furtos de 2025, considerando todos os tipos, como furto de veículos, celulares e outros.
Foram 16 veículos recuperados em agosto, mais que o dobro do registrado em julho (7) e mais que o triplo de agosto de 2024 (5). O resultado representa um aumento de 220% em um ano e consolida o mês como o de maior efetividade no combate a esse tipo de crime em 2025.
Por outro lado, os furtos somaram 146 ocorrências, um crescimento de 10,6% em relação a julho (132) e de 9% na comparação com agosto de 2024 (134). Esse número é o segundo mais alto do ano, atrás apenas de maio e empatado com março.
O furto de veículos também teve alta, com nove casos registrados. Em julho, foram dois e, em agosto de 2024, quatro. Desde janeiro, a cidade já soma 63 veículos furtados e 10 roubados em 2025.
Entre os meses de janeiro a setembro, o 26º Batalhão de Polícia Militar informou que recuperou 87 veículos em Petrópolis. Em 2024, foram 51. O comando do 26º BPM atribui o bom resultado a intensificação das ações de patrulhamento, do uso de tecnologias de monitoramento, da atuação conjunta das equipes de inteligência e de campo.
O balanço também mostra variações em outros crimes: os estupros passaram de 4 em agosto de 2024 para 9 em agosto de 2025; as lesões corporais dolosas cresceram 12,6% em um ano; e os desaparecimentos chegaram a 5 registros, contra 1 em julho, mas abaixo dos 7 de agosto de 2024. O homicídio doloso, que não havia sido registrado nos dois meses anteriores, teve dois casos em agosto.
A Assessoria de Imprensa da Polícia Militar destacou a importância de que a população colabore realizando denúncias – o telefone do Disque-Denúncia é (21) 2253-1177 – ou, para casos urgentes, faça o acionamento através da nossa Central ou App 190. A PM ainda aponta que os registros nas delegacias da Polícia Civil também são essenciais para a colaboração com os procedimentos investigativos já em andamento.
A Polícia Civil disse que, por meio de suas especializadas e distritais, atua contundentemente no combate ao crime na região e no enfrentamento de delitos. A instituição também lembrou que atua de forma integrada com a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo, para coibir as práticas dos crimes.
Hoje, a PCERJ reforça que conta com a Agência Central de Inteligência, a maior do ramo da segurança pública estadual do país, que assessora a tomada de decisões estratégicas e operacionais no combate ao crime.
Leia mais notícias sobre Petrópolis e região: