Na madrugada deste domingo (21), Petrópolis registrou fortes chuvas em diversos pontos. Por volta das 3h20, a Defesa Civil acionou o segundo toque do sistema de sirenes no primeiro distrito, abrindo o ponto de apoio do bairro Independência, localizado na Escola Municipal Alto Independência.
Alguns minutos depois, às 3h40, o Rio Quitandinha transbordou, causando a interdição total da Rua Coronel Veiga. Com isso, mais dois pontos de apoio foram abertos na região: o CEI Chiquina Rolla, às 4h05, e a Escola Municipal Gov. Marcello Alencar, às 4h30.
Cerca de uma hora depois, a Coronel Veiga foi liberada para trânsito, com a diminuição do nível do rio. Às 6h35, os pontos de apoio foram desmobilizados.
As fortes chuvas foram, também, registradas em outras localidades, como: Corrêas, Itaipava, Quissamã e Nogueira. Ainda não há informações sobre o número de ocorrências desta madrugada.
Deslizamento de terra é registrado em Cascatinha
Um deslizamento de terra foi registrado na região conhecida como Volta da Coruba, em Cascatinha. O trecho está em meia pista, permitindo a passagem de apenas veículos de pequeno porte.
Operação de ônibus foi prejudicada
O Setranspetro informou que os ocorridos prejudicaram a operação das linhas conhecidas como corujões, principalmente as que atendem a região da Rua Coronel Veiga, onde houve o transbordamento do rio.
Estágio operacional
Tendo em vista a ocorrência das chuvas de intensidade forte a muito forte, continuidade do cenário de previsão de instabilidade e os fatos ocorridos durante a madrugada, a Defesa Civil alterou o estágio operacional da cidade para atenção.
Previsão meteorológica
A passagem de uma frente fria deixa o tempo instável no município neste fim de semana. Segundo a pasta, há previsão de pancadas de chuva moderada a forte ao longo deste domingo.