• Petrópolis recebe encontro do Mapa Estratégico do Comércio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/08/2016 18:40

    Termina amanhã o encontro regional do Mapa Estratégico do Comércio em Petrópolis, na Região Serrana. O evento, realizado pelo Sistema Fecomércio-RJ, realiza em parceria com o Sicomércio Petrópolis, que teve início na manhã de hoje e reuniu figuras importantes do meio político e empresarial de Petrópolis, assim como especialistas do setor e jornalistas. O mapa é um levantamento que embasa as propostas para o crescimento sustentável do setor no estado do Rio de Janeiro no período de 2015 a 2020. A ideia é elaborar um documento, que será destinado ao Poder Público. Essa é a décima primeira edição dos encontros, que começaram em Angra dos Reis, no final de março.

    No evento foram discutidas as potencialidades da Região Serrana, composta por 14 municípios que cobrem um território de 6,95 mil km², o que corresponde a 16% do estado do Rio de Janeiro. Todos esses municípios somam uma população de 823 mil pessoas, segundo o IBGE, o que corresponde a 5% do estado do Rio de Janeiro. O PIB da região é de R$ 21 bilhões (3% do PIB do RJ) e o de Petrópolis é de R$ 9,5 bilhões.

    O primeiro a palestrar foi o jornalista Merval Pereira, que ressaltou o quadro político e financeiro atual do país. Ele ressaltou ainda a necessidade de uma reforma política e o desempenho dos últimos presidentes do Brasil, assim como de que forma as escolhas de alguns deles contribuíram para a situação econômica que vivemos hoje. Já o diretor da Fecomércio RJ e presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini, destacou a importância do evento na cidade. 

    “O mapa funciona para fazermos uma projeção de medidas que devem ser aplicadas agora, para dar resultado a longo prazo. Por isso, é muito importante que os empresários da cidade e o poder público compareçam a esse evento. Dessa forma poderemos sair daqui com projeções e planejamento das ações que precisam ser realizadas no município nos próximos cinco anos”, afirmou. 

    Para Márcio Couto, superintendente do instituto brasileiro de economia da Fundação Getúlio Vargas, outro ponto importante do mapa é estimular as áreas de potencial de cada município. “Onde o turismo é forte, é preciso incentivar ainda mais esse segmento para que dessa forma o comércio e outros setores cresçam juntos. Hoje já contamos com incentivo privado e não apenas com o público, mas a colaboração de ambas as partes precisa melhorar”, disse. 

    Formadores de opinião e jornalistas como Miriam Leitão, Cristiana Lobo, Samy Dana, Sidney Rezende, Kennedy Alencar, Maria Prata, entre outros, ressaltam ainda mais a credibilidade e importância do evento. Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, através da FGV Projetos, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses e se dedica especialmente ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial. Além de identificar vocações e oportunidades, o Mapa é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc RJ, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema, respectivamente.

    Para ampliar ainda mais a participação dos agentes locais, o Mapa Estratégico do Comércio conta com um questionário online, onde o usuário pode enviar suas propostas de estratégia até o dia 14 de agosto. Os encontros realizados em Petrópolis são gratuitos e abertos ao público. Para participar, é necessário fazer uma pré-inscrição através da internet. Para preencher o formulário das sugestões ou ainda realizar a inscrição, basta acessar o site do projeto através do endereço: www.mapadocomerciorj.com.br


    Últimas