Petrópolis pode sediar Campeonato Brasileiro de Mountain Bike ainda em 2018
Que Petrópolis está se transformando em uma cidade que produz, a cada ano, talentos para o mountain bike, isso todos já sabem. Para surfar nesse momento único na história da modalidade – um petropolitano ocupa a quinta colocação no ranking internacional da União Ciclística Internacional (Uci) -, a Superintendência de Esportes anunciou a intenção de trazer uma etapa do Campeonato Brasileiro para cá.
Em conversa com Henrique Avancini, o Superintendente de Esportes, Hingo Hammes, manifestou-se favorável a realização de uma prova de grande apelo em Petrópolis e com o apoio do Poder Público. Para o mês que vem, o dirigente espera se reunir com representantes da Confederação Brasileira de Ciclismo e Avancini para, enfim, definir os principais pontos relativos ao evento nacional.
"Estamos tentando trazer uma etapa do Brasileiro para cá. Conversei com o Avancini, que é uma referência nacional do esporte, para nos ajudar nessa empreitada. Acredito que vai ser possível realizar uma boa competição, reforçando ainda mais o papel de Petrópolis no cenário brasileiro do mountain bike", explicou Hingo, que pode realizar a prova em uma pista localizada no Vale do Cuiabá.
Nos últimos anos, Petrópolis vem recebendo competições de ciclismo radical e até personalidades da modalidade. Vale citar 2014, que em Itaipava aconteceu uma competição de mountain bike e enduro biker; no ano passado, duas das mais importantes personalidades internacionais, Nino Schutler e Marco Fumic, respectivamente da Suíça e Alemanha, concluíram seus treinos nos distritos antes de disputarem a modalidade durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Schutler, aliás, garantiu a medalha de ouro.
Hammes observou que a definição do Brasileiro, em Petrópolis, dependerá dos dias em que Avancini estará no município para discutir a questão com os dirigentes da Cbc. "O piloto é uma figura altamente respeitada no meio e por ser a nossa referência, será bacana acertarmos tudo o quanto antes", disse Hammes.
Como já existe uma pista no Vale do Cuiabá, não haverá problemas na montagem da infraestrutura para a competição, incluindo aí a presença de pilotos de várias partes do país. Nos arredores da pista, tem dezenas de pousadas que receberiam as principais feras do esporte nacional. A Superintendência saberá qual o papel que lhe cabe para receber a competição.