• Petrópolis pode receber novas sirenes do sistema de monitoramento de desastres naturais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/ago 08:37
    Por Maria Julia Souza

    No último fim de semana, 11 municípios brasileiros, incluindo Petrópolis, participaram de um teste do Novo Sistema de Alerta de Desastres, da Defesa Civil Nacional, que busca avisar a população sobre a chegada de eventos hidrometeorológicos severos. Além desse sistema, outro recurso importante para alertar moradores de áreas de risco durante chuvas intensas são as sirenes. Atualmente, a Cidade Imperial conta com 22 sirenes e, segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil, o município pode receber 28 novos equipamentos.

    De acordo com a Secretaria, o Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme de Desastres Naturais do Estado conta atualmente com 202 sirenes e 70 pluviômetros, todos adquiridos e mantidos pelo Governo Estadual. A pasta informou também que o processo de ampliação do sistema está em andamento, com a previsão de aquisição de 80 novas sirenes e pluviômetros, dos quais 28 serão destinados a Petrópolis. A distribuição dos equipamentos será feita com base nas demandas apresentadas pelos municípios.

    Leia Também: Inea e MPRJ formalizam Termo de Compromisso para instalação de radares meteorológicos na Região Serrana

    Na primeira fase do processo, foram realizadas a análise dos pedidos e a definição das localidades mais indicadas, junto às prefeituras e ao Departamento de Recursos Minerais (DRM), levando em conta as informações dos Mapas de Risco Hidrológico e Geológico do Estado. Segundo a Defesa Civil Estadual, neste momento, está em andamento o processo para a confecção do estudo acústico, dimensionamento e especificações dos materiais, aquisição dos componentes, além de instalação e operacionalização do sistema.

    “É importante esclarecer que o Sistema de Defesa Civil envolve o trabalho das esferas federal, estadual e municipal. As ações diretas (operacionais) de prevenção e resposta aos desastres são de competência das defesas civis municipais, conforme prevê a legislação vigente. Apesar disso, em apoio aos municípios, a Secretaria de Estado de Defesa Civil assumiu a aquisição e a manutenção de um importante sistema de alerta e alarme, composto por avisos via SMS e por sirenes”, informou em nota. 

    Leia Também: Quase um ano após início dos trabalhos, novo Plano Municipal de Redução de Riscos ainda não foi divulgado

    Sistema foi implantado na cidade após tragédia de 2011

    O Sistema de Alerta e Alarme foi implantado em Petrópolis após a tragédia no Vale do Cuiabá, em 2011. Atualmente, composto por 22 sirenes, o sistema está distribuído em diferentes pontos do município:

    • Quitandinha (Amazonas, Duques, Espírito Santo, Ceará, Rio de Janeiro, Taquara e Dr. Thouzet);
    • Independência (Rua O);
    • São Sebastião (São Sebastião e Vital Brasil);
    • Siméria;
    • Alto da Serra (24 de Maio, Rua Teresa 608, Sargento Boening, Vila Felipe, Vila Felipe Campinho e Ferroviários);
    • Bingen (João Xavier);
    • Vale do Cuiabá (Gentio e Buraco do Sapo);
    • Coronel Veiga;
    • Centro Histórico (Nelson Sá Earp).

    As sirenes emitem dois tipos de alertas: o de possibilidade de chuvas fortes e o de risco de deslizamentos/inundações nas localidades.

    Últimas