Petrópolis pode ganhar uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher
Petrópolis pode ser um dos poucos municípios do Estado que tem uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Na semana passada, o governador Cláudio Castro autorizou, por meio da lei nº 9.605/22, a implantação de uma unidade na cidade. E já não era sem tempo, hoje, o município conta com um único Núcleo de Atendimento à Mulher que funciona na 105ª DP, no Retiro. Agora, resta saber quando o executivo vai colocar a autorização em prática.
Violência contra a mulher dispara neste ano
Em fevereiro deste ano, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), da Prefeitura, fez 137 atendimentos, 82% a mais do que o registrado em fevereiro do ano passado, com 75 registros. Mas os números de 2020 e 2021, não refletem bem a realidade. Os meses de restrição por causa da pandemia fez com que muitas mulheres não conseguissem ir até uma delegacia ou centro de apoio buscar ajuda, é o que chamam de casos subnotificados. A vinda de uma delegacia especializada pode ajudar em muito na diminuição da violência contra a mulher em Petrópolis.
E a folguinha?
Parece que nesse fim de semana a Prefeitura deu uma folguinha para os funcionários do Governo do Estado que estão trabalhando na limpeza e desobstrução de ruas na cidade. O vereador Marcelo Lessa (Solidariedade) foi até o pátio, que fica no Bingen, onde o maquinário fica alocado e denunciou os equipamentos parados. A Prefeitura negou que houve dispensa do maquinário no fim de semana, mas não disse onde as equipes estavam trabalhando naquele dia. Já o Estado disse que os equipamentos estão à disposição da Prefeitura por 24h nos sete dias da semana.
Agilidade pública
Em meados de 2021 a prefeitura licitou a compra de 279 mil unidades máscaras de tecido de vários tamanhos para a rede pública municipal. Dava quase seis máscaras por pessoa considerando um público de 2,5 mil servidores da educação e 42 mil alunos matriculados na rede. Porém as aulas voltaram presencialmente apenas no finalzinho do ano passado e agora em 2022 teve só um dia de aula antes da tragédia da chuva. E agora as máscaras foram abolidas em ambientes abertos.
Sem máscara e sem caderno
Como vocês devem ter acompanhado na página de Cidade da Tribuna, após a chuva do dia 15 de fevereiro, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez uma doação de material escolar para Petrópolis. E até agora não foram distribuídos para os alunos da rede municipal. Logo nesse início das aulas, depois de quase dois anos de ensino remoto, e momento em que muitos pais e responsáveis estão passando aperto por causa das consequências das enchentes. A Prefeitura disse que está planejando a entrega. Bom, a gente espera que o planejamento não demore, porque o Paes pode achar que o município está fazendo desfeita.
Vacina para todos
O Comitê Especial de Enfrentamento da Covid-19 na cidade do Rio enviou uma recomendação ao Ministério da Saúde sugerindo que a vacina contra influenza seja aplicada a toda a população a partir dos seis meses de idade. A capital, que viveu um surto de gripe no ano passado quer se precaver no período outono/inverno. A campanha começa na próxima segunda(4) em todo o país. No Rio a gente já sabe como vai ser. Petrópolis deve estar planejando ainda…
Doações
Petrópolis tem uma Frente Nacional de Combate ao Câncer que está precisando de doações de fraldas geriátricas tamanho G e leite em pó. As doações podem ser entregues na própria clínica na sede da instituição, na Rua Monsenhor Bacelar, 569.