Petrópolis pode ganhar um Fórum Municipal de Saúde
Na última semana, o Movimento Levanta SUS levou ao prefeito interino Hingo Hammes e ao secretário de Saúde Aloísio Barbosa Filho a minuta de criação do Fórum Municipal de Saúde, para ser encaminhada à Câmara Municipal, como projeto de lei. A proposta é que o Fórum seja um espaço de deliberação da sociedade civil com a finalidade de acompanhar a política de saúde do município.
De acordo com os coordenadores do Movimento, o que se pretende é implantar um órgão de assessoria ao Conselho de Saúde, visando monitorar e avaliar de forma permanente o Plano Municipal de Saúde e convocar e coordenar as Conferências Municipais de Saúde, fiscalizando a implementação de suas deliberações.
O Movimento Levanta SUS conta com a participação de mais de 140 pessoas da sociedade civil, que discutem diariamente a política de saúde do Município, além de receber e fazer o encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes.
A iniciativa é coordenada por: Dora Pires, Nelci Cruz, Carlos Henrique David, Ângela Alcântara, Vicente Rizzo, Mirian Teixeira, Shirlei Amaro Avena Weisz, Carlos Alberto Macedo Fernandes e Rosangela Stumpf.