• Petrópolis participará de teste do sistema de alerta para desastres neste sábado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/ago 08:35
    Por Maria Julia Souza

    Petrópolis será um dos 11 municípios brasileiros que participarão, neste sábado (10), de um teste do Novo Sistema de Alerta de Desastres, o “Defesa Civil Alerta”, implantado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Defesa Civil Nacional. Os alertas testes serão enviados às 15h, mas não devem causar alarme na população. No Estado do Rio, além da Cidade Imperial, o município de Angra dos Reis também está incluso.

    Segundo a Defesa Civil Nacional, dentre os critérios de escolha dos municípios que farão parte deste primeiro teste, estão os que possuem alguma recorrência de desastres naturais, além de já possuírem alguma experiência ou nível de emissão de alertas utilizando, por exemplo, mensagens via SMS.

    Ainda de acordo com a Defesa Civil, o objetivo da operação é durante, pelo menos, 30 dias, operar de forma assistida o novo mecanismo, e a partir daí, observar o que poderia ser implementado ou o que poderia ser melhorado dentro dele. Outro ponto que também será analisado é se a ferramenta está com 100% de capacidade de operação. Após esta etapa, o objetivo é disponibilizá-la para as Defesas Civis dos estados ou dos municípios, de acordo com a capacidade de cada um para operar a ferramenta.

    Para acompanhar a reta final de preparação para os testes deste sábado, além do acompanhamento da etapa posterior ao envio dos alertas, as equipes da Defesa Civil Nacional que estiveram com os estados e municípios tratando da capacitação para o início do projeto serão deslocadas para os locais, a partir desta quinta-feira (08). 

    O projeto-piloto “Cell Broadcast” foi desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as principais operadoras de telefonia do país. O sistema envia um alerta à população em situações de emergência, como eventos hidrometeorológicos severos, que incluem chuvas intensas, inundações e deslizamentos de terra. 

    O sistema possui dois níveis de notificações: no primeiro, considerado de nível extremo e para condições muito críticas – que será o teste realizado neste sábado – será emitido um sinal sonoro semelhante ao de uma sirene durante 10 segundos, com uma mensagem aparecendo na tela do aparelho celular. Nesse nível, não existe a possibilidade do usuário desabilitar o alerta. 

    O outro nível é o severo, onde o usuário recebe o alerta através de um “bip”, semelhante a uma notificação de SMS, com uma mensagem na tela, mas não possui o mesmo alerta sonoro do nível extremo. No caso do nível severo, o usuário tem a possibilidade de desabilitar o alerta, através dos ajustes do aparelho celular. 

    Outro ponto importante que foi ressaltado durante a coletiva de apresentação do projeto, é que existe a possibilidade de algum município vizinho aos selecionados para o teste receber o alerta de demonstração. Isso pode ocorrer caso a cidade tenha alguma cobertura em comum com os 11 municípios selecionados.

    Além de Petrópolis e Angra dos Reis, também participarão do projeto-piloto os municípios de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES) e Indianópolis (MG).

    Sobre a tecnologia

    A tecnologia “Cell Broadcast” envia avisos sonoros e vibratórios diretamente para os celulares, sem necessidade de cadastro prévio, e sobrepondo-se a qualquer conteúdo que esteja sendo exibido na tela. Esses alertas também funcionarão em dispositivos que estejam no modo silencioso, exigindo a interação do usuário para serem ignorados. É importante ressaltar que a tecnologia estará disponível apenas para celulares lançados a partir de 2020, com sistemas operacionais Android ou iOS, e conectados às redes 4G e 5G. Para receber os alertas também é necessário ter um sinal de telefonia móvel.

    Últimas