• Petrópolis participa nesta quinta do dia D da Operação Fumaça Zero do Inea

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/07/2021 10:44
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Com o objetivo de reduzir em 30% os focos de incêndio e queimadas na Região Serrana do Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) promove nesta quinta-feira (22), o Dia D da Operação Fumaça Zero. Petrópolis e outras 12 cidades da região participam da mobilização, que foi iniciada em maio deste ano.

    A operação vem combatendo incêndios e realizando ações de conscientização com moradores e trabalhadores de locais que precisam lidar com as queimadas ano a ano. Os índices aumentam de acordo com a diminuição dos volumes de chuva durante o inverno brasileiro.

    “O Dia D da Operação Fumaça Zero é uma ação importante, que mobiliza todos os órgãos e setores envolvidos no projeto. É uma forma de alertar e chamar a atenção da sociedade sobre os perigos dos incêndios florestais, não só para o meio ambiente, mas para toda a sociedade”, explica o secretário de Estado do Ambiente, Thiago Pampolha.

    Um outro agravante comum nesta época do ano é a soltura de balões, que acabam provocando incêndios ao caírem acesos nas áreas de vegetação. Fabricar, vender, transportar e soltar balões é crime previsto na lei nº 9605/98.

    A Operação Fumaça Zero conta com a participação de órgãos governamentais e de empresas privadas: Gabinete de Segurança Institucional do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Ceperj, PMERJ, DER/RJ, 4º Delegacia PRF, prefeituras municipais, associações de moradores, Concer, Rota, CRT, Light, Viação Dedo de Deus, Pedro Ita e Grupo Águas são os participantes da segunda edição do programa de preservação ambiental.

    De maio até a primeira quinzena de julho, a Operação Fumaça Zero já realizou cerca de 44 vistorias, lavrando cerca de 230 notificações preventivas de incêndios e coibindo 17 focos de incêndios, antes que o foco se tornasse um incêndio florestal.

    Últimas