• Petrópolis participa do movimento “Tempo de Plantar”, com 850 mudas de árvores nativas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/12/2021 19:54
    Por Jussara Madeira

    Cerca de 850 mudas de árvores nativas serão plantadas em Petrópolis neste domingo, dia 5 de dezembro, por meio do movimento Tempo de Plantar. O plantio coletivo será realizado nesta data em cidades de 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e ainda em Buenos Aires, na Argentina. O Tempo de Plantar é um movimento da sociedade civil, com a adesão de voluntários, que visa plantar 1 milhão de árvores todos os anos no período das chuvas.

    O Movimento Regenerativo Tempo de Plantar teve início em 2019, em Brasília, e vem se espalhando, desde então, por diversos Estados Brasileiro e ainda ultrapassando as fronteiras do país. Em Petrópolis, a mobilização começou a cerca de dois meses, por meio do grupo Cidades em Transição, do Vale das Videiras, que vem promovendo boas práticas regenerativas para transformar os territórios naquela região.

    A proposta acabou crescendo e já atingiu moradores de Araras, por meio do Projeto Araras, chegou à Posse, na Região do Brejal, e no Bonfim, em Corrêas. Em todos estes locais, serão feitos plantios ou distribuição de mudas neste 5 de dezembro.Segundo Luciana Bassous, do Projeto Araras, todos os envolvidos estão se organizando em mutirões para as doações das mudas ou para o plantio coletivo. Todo o trabalho é voluntário.

    No Vale das Videiras, o Viveiro Muda Tudo na RJ-117 (Rodovia Almirante Paulo Meira), km 20, os voluntários se reunirão a partir das 9h30. Em Araras, as mudas serão distribuídas pelo Projeto Araras na loja Fefafez, no centrinho de Araras (ao lado do restaurante Alvorada), entre 10h e 16h. “Em cada local ficou determinado o plantio, para quem tinha o local ou a distribuição de mudas. O Projeto Araras optou em distribuir as mudas porque tem pessoas que tem local para plantar. Vamos orientar sobre os cuidados do plantio e como fazer para que as árvores cresçam e floresçam”, contou.

    O Tempo de Plantar é um movimento de voluntários de livre adesão, sem vínculos partidários ou ideológicos. O movimento nasceu em Brasília e é conectado às redes Cidades em Transição e Dragon Dreaming. A missão é atuar nas comunidades plantando árvores nativas do Bioma local, com o propósito de fomentar uma cultura de regeneração e de amor incondicional por todos os seres que habitam o planeta. Na última Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia, um dos principais acordos entre os representantes das 195 nações presentes foi o de reverter o desmatamento até 2030.

    Últimas