• Petrópolis participa de evento mundial de divulgação científica com cerveja especial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/05/2021 15:29
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    O Pint of Science é um evento de divulgação científica mundial, que engloba diferentes áreas da ciência, passando por tecnologia, física e saúde, e que leva cientistas de diferentes áreas para bares para uma conversa informal. 

    O evento foi criado no Reino Unido, em 2013, e a ideia se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil. Hoje o evento acontece simultaneamente, ao redor do globo, sempre no mês de maio. Por conta da pandemia a edição será online, de 17 a 19 de maio.  

    O evento foi pensado para ser o mais descontraído possível, de modo que o público se sinta à vontade para interagir com os pesquisadores. E essa é a melhor parte do evento: a conversa sobre ciência. A partir deste ano, Petrópolis contará com uma cerveja especial e exclusiva para acompanhar esta conversa. 

    Com o apoio da Cervejaria Doutor Duranz, integrante da Rota Cervejeira do Estado do Rio de Janeiro, e reconhecida pela variedade de cervejas lançadas e pelo seu tap room na rua Coronel Veiga, o evento contará com esta cerveja exclusiva, que já está fermentando na cervejaria a todo vapor.

    De acordo com os alquimistas da Doutor Duranz, será uma Ale (cerveja de alta fermentação), baseada na receita discutida na edição 2020 do Pint of Science. Para um evento desse porte, a cerveja foi planejada para garantir o melhor paladar para todos, e para isso foi escolhido o estilo de session IPA, com 26 IBUs, o suficiente para ser marcante e ter um drinkability alto e garantido. Pint of Science 

    “Esta cerveja é um grande desafio e um motivo de orgulho para nós”, diz Ricardo Branco, mestre-cervejeiro da Cervejaria Doutor Duranz. 

    Esta cerveja para o Pint of Science contou também com um desafio na utilização de lúpulos nacionais: os lúpulos produzidos pela Hopstecker, de Holambra, São Paulo. Desta forma, a Doutor Duranz passa a ser a primeira cervejaria do Brasil a produzir cerveja em escala, utilizando lúpulos nacionais em plugue e em flor prensada. 

    Segundo Ricardo Branco, isso é importante não só para a cervejaria, mas também para o consumidor. “Para a cervejaria é uma mudança de processos, pois o lúpulo tem que ser cuidadosamente manuseado para ser bem aproveitado no formato de plugue e em flor. Para o consumidor, isso permite que os sabores e aromas dos lúpulos Hallertauer Mittelfrueh e Chinook, super frescos, sejam descobertos nessa nova cerveja. O lúpulo tem ainda uma característica muito especial, e que dá sustentabilidade ao projeto, é cultivado de forma orgânica, ou seja, sem adubos químicos e pesticidas”, ressalta.

    A regente do uso de lúpulos nessa receita especial para o Pint of Science foi Ana Cláudia Pampillon, sommelier de cervejas, entusiasta e promotora do cultivo nacional de lúpulo, além de coordenadora da Rota Cervejeira RJ, e contou com a ajuda do mestre em Fitotecnia Gabriel Fortuna, da Brazuca Lúpulos. Ambos com um histórico relevante no desenvolvimento, cultivo e beneficiamento do lúpulo brasileiro. 

    Outra novidade é que professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro também auxiliaram na construção de sua receita. “Todos ajudaram! É uma cerveja feita com carinho, trabalho e muita ciência” diz Ricardo. 

    A ideia da receita é ter algo leve e muito saboroso. Três maltes foram utilizados, a maior parte é do conhecido malte Pilsen, mas na cerveja foi também incluído o trigo para dar uma sensação mais macia no paladar. A cerveja tem 4,6% de teor alcoólico, é super clara, muito refrescante e tem um aroma incrível de frutas cítricas.

    A cerveja do Pint of Science será lançada na sexta-feira (14). Então fique atento: a partir desta data a cerveja já poderá ser adquirida nos canais de venda da cervejaria Doutor Duranz. Parte do faturamento será destinado para as ações do Pint of Science Brasil.

    Últimas