• Petrópolis participa da Semana de Museus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/05/2016 09:15

    Será aberta na próxima segunda-feira a 14ª Semana Nacional de Museus com o tema “Museus e paisagens culturais”. O Museu Imperial está com uma programação extensa junto com outras 1.236 instituições museológicas, que oferecerão ao público cerca de 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, atividades educativas, exibição de filmes, dentre outras. A Semana tem como um de seus objetivos comemorar o Dia Internacional de Museus, que acontece no dia 18 de maio.

    O tema indicado pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) pretende fortalecer o papel sociocultural das instituições, enfatizando a necessidade da valorização da diversidade cultural do país. A iniciativa ainda deseja reforçar a democratização dos espaços aproximando, assim, as comunidades de seus museus.

    Dando início às comemorações, na segunda-feira, apesar de o palácio estar fechado para visitação, o Museu Imperial será palco de diversas atividades, dentre elas a oitava edição do Curso de Atualização para Guias de Turismo, que, com duração de três dias, é destinado aos profissionais que possuem cadastro no Cadastur do Ministério do Turismo e interesse em conhecer de forma mais profunda a cidade de Petrópolis, proporcionando aos turistas que a visitam um atendimento de melhor qualidade. 

    A programação do curso é bastante variada e inclui palestras e visitas guiadas ao Museu Imperial além de outros pontos turísticos tradicionais da cidade. Na ocasião, também será oferecida uma visita técnica aos bastidores do museu, onde os participantes terão a oportunidades de conhecer os acervos arquivístico, bibliográfico e museológico que não estão expostos no circuito de exposição permanente. Os guias ainda poderão assistir ao espetáculo Som e Luz gratuitamente.

    Às 9h, será feito o lançamento do acesso Wi-fi da Biblioteca do Museu Imperial e a abertura da III Feira de Troca de Livros, que acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 18h no mesmo local. Os interessados poderão trazer exemplares de livros de temas variados, como: literatura, artes, história, infantil, infanto-juvenil e autoajuda. Para cada livro entregue, o participante receberá um vale-livro para ser utilizado durante a realização da feira. Dicionários e enciclopédias não serão aceitos. 

    Já às 11h do mesmo dia, estará disponível no portal do Museu Imperial, a exposição virtual “Paisagem Petropolitana”. Os interessados poderão apreciar as obras através do site: www.museuimperial.gov.br. 

    No dia 17, dando continuidade à programação do segundo dia acontecerão: o curso de guias, a exposição virtual “Paisagem Petropolitana” e a Feira de Troca de Livros na Biblioteca do museu.

    No dia 18, o Museu Imperial oferecerá visitação gratuita a todos em celebração ao Dia Internacional de Museus e o Setor de Educação promoverá duas atividades para o público infantil. A primeira, intitulada “Petrópolis…Minha Casa…Meu Jardim” acontecerá das 10h às 11h30m, no Cine Teatro Museu Imperial. O projeto é voltado para os alunos do 5º ao 7º ano do ensino fundamental e é dividido em duas partes: em um primeiro momento serão abordados aspectos culturais da cidade, já na segunda parte, será proposta uma visita mediada ao palácio com exploração do Almanaque de Petrópolis, publicação periódica preparada pelo Setor de Educação. A segunda será uma divertida contação de história do livro “Dona Saudade”, de Cláudia Pessoa, seguida de oficina criativa. O evento acontecerá das 14h30 às 15h30, na Biblioteca Rocambole. A participação em ambos os eventos é gratuita mediante inscrição prévia junto ao setor de Educação, porém restrita a grupos escolares.

    Ainda no dia 18, o Museu Imperial, das 15h das 17h, lançará “Fale-me de Petrópolis”. O projeto, que acontecerá na Biblioteca do Museu Imperial, convidará personalidades, moradores ilustres e conhecedores da história petropolitana para um gostoso bate-papo sobre a nossa cidade. Nessa primeira edição, será convidado, Francisco Vasconcellos, historiador com vasta bibliografia sobre a história de Petrópolis e membro de várias academias, como o Instituto Histórico de Petrópolis. À noite, os visitantes poderão desfrutar do “Espetáculo Som e Luz”, às 20 horas, com o valor promocional de R$5,00. Também na quinta, sexta-feira e sábado o mesmo preço será praticado.

    No dia 19, quinta-feira, das 14h30 às 15h30, a Biblioteca Rocambole fará a contação de uma nova história, dessa vez do livro “Um Mundo de Criança”, de Caio Vilela. A atividade será seguida de exploração de livros, jogos e fantoches. A participação é gratuita mediante inscrição prévia junto ao setor de Educação, porém restrita a grupos escolares. 


    Últimas