• Petrópolis: meta de ter 95 escolas municipais em tempo integral até 2034

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/maio 04:22

    O Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034 estabelece que 50% das escolas públicas devem oferecer ensino integral, atendendo pelo menos 25% dos alunos da educação básica. Como Petrópolis tem 191 unidades de ensino municipais, a meta seria que pelo menos 95 escolas adotem o modelo de tempo integral até 2034. Atualmente, a cidade tem 33 escolas com ensino integral, o que indica que ainda há um longo caminho para atingir esse objetivo.

    Meta não alcançada

    O PNE anterior teve vigência de 2014 a 2024. Ele estabeleceu 20 objetivos para a educação brasileira, incluindo o ensino integral ampliado, mas aqui não batemos a meta. Em 2016 eram apenas seis escolas com alunos estudando em tempo integral; subiu para 24 até 2020 e, no ano passado, bateu as 33 atuais.

    O projeto Samba de Terreiro retorna a Petrópolis domingo, às 15h, na Praça CEU, na Posse. Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, o evento celebra o samba como expressão da espiritualidade afro-brasileira, da resistência cultural e da inclusão social. Idealizado pela cantora Mayara Ferreira (foto), a roda de samba apresenta um repertório ancestral, reverenciando mestres do gênero. A apresentação contará com músicos petropolitanos de destaque, como Jonatan Francisco (violão e direção musical), Sabão Batukda (percussão), Bruno Alves (pandeiro), Cesar do Cavaco (cavaquinho) e João Gabriel Gomes (flauta). A entrada é gratuita.

    Vai vendo

    Em reportagem aqui nas páginas de Cidade, a Tribuna mostrou ontem que a Prefeitura publicou uma correção no extrato do termo de autorização do uso do Parque de Itaipava pelo Crazy Park. Chamou a atenção, quando o primeiro contrato veio à tona, a pífia cobrança de R$ 5 mil de aluguel pelo espaço. Nesta “correção” do contrato se falou que além disso, cinco mil ingressos foram distribuídos para entidades assistenciais. Não sei, não…  A cada “retificação” eles vão se embananando cada vez mais.

    E as outras cortesias?

    Mas, esses cinco mil ingressos compõe o total de todas as cortesias? Porque sempre rola, né? Para vereadores, chegados e por aí vai.

    Vacina

    Que bom que a Prefeitura está disponibilizando a vacina contra a gripe Influenza para todos os públicos. Porque aonde a gente vai, encontra pessoas com gripe e, principalmente, com tosse. É uma sinfonia em bancos, repartições públicas, escolas… Outro ponto é a baixa adesão aos primeiros dias de vacinação: foram imunizadas 33.317 pessoas no município, o que corresponde a aproximadamente 39% do público prioritário.

    Mas, gente…

    O presidente da Câmara, Junior Coruja, disse que vai processar os responsáveis por uma fake news que viralizou nas redes sociais no final de semana. Dava conta que uma tia dele estaria na UPA internada, sem que ele tivesse ajudado. Coruja disse que foi coisa de um primo dele (um vagabundo, ele vociferou) e que a pessoa internada é homônima de sua tia. E em um ponto ele tem razão: mesmo que fosse, porque a tia dele poderia ter prioridade?

    Contagem

    Petrópolis está há 2 anos e 14 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    O Teatro Reynaldo Chaves, na Escola de Música Santa Cecília, recebe hoje a palestra gratuita “O Pulo do Gato para o Empreendedorismo Feminino”. A iniciativa, realizada pela escola em parceria com consultorias e coletivos, busca oferecer orientações práticas sobre os desafios do empreendedorismo para mulheres. Os palestrantes, Geyse Assunção e Mairom Duarte (foto), abordarão temas como planejamento estratégico, acesso a crédito e equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. A entrada é livre e sem necessidade de inscrição prévia, mas há opção de cadastro no Sympla com bônus.

    PL não tá fechado com Bacellar

    A indicação de Thiago Pampolha ao TCE-RJ pelo governador Cláudio Castro gerou atritos com bolsonaristas, que temem impactos na sucessão estadual. O plano é que Rodrigo Bacellar (União Brasil), primeiro na linha sucessória, assuma a vice-governadoria e seja candidato ao governo em 2026, com Castro concorrendo ao Senado. O grupo de Bolsonaro critica a movimentação e busca outro nome para disputar contra Eduardo Paes (PSD). Bacellar também enfrenta questionamentos por supostas irregularidades com imóveis.

    Nova presidência na Alerj

    Quando Rodrigo Bacellar deixar a presidência da Alerj, o primeiro vice-presidente assume interinamente até que uma nova eleição seja realizada para definir o novo poderoso. Caso haja consenso, a eleição pode ocorrer rapidamente, mas, se houver disputa, pode levar mais tempo para ser concluída. O primeiro vice-presidente da Alerj atualmente é o deputado Guilherme Delaroli (PL). Ele foi eleito por unanimidade junto à chapa do presidente Rodrigo Bacellar para o biênio 2025-2026.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas