• Petrópolis mantém baixo índice de infestação por Aedes Aegypti, segundo último LIRAa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/08/2023 19:36
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    No mais recente Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), Petrópolis, novamente, permaneceu dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que preconiza um índice de infestação inferior a 1%. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (11).

    Segundo o levantamento, a cidade alcançou um índice de 0,06%. As equipes de Agentes de Combate a Endemias (ACEs) visitaram um total de 7.984 imóveis em toda a extensão do município, abrangendo desde o primeiro até o quinto distrito.

    Nas casas onde focos foram identificados, as equipes procederam à eliminação dos criadouros e à aplicação de larvicidas. O estudo é conduzido pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental, que monitora a prevalência do Aedes Aegypti, vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

    Segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, os focos predominam em recipientes como vasos, pratos e frascos de plantas, assim como em bebedouros destinados a animais. “No entanto, é importante enfatizar que a luta contra os vetores e a orientação à população são realizadas de forma contínua durante todo o ano”, destaca.

    Últimas