No mais recente Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), Petrópolis, novamente, permaneceu dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que preconiza um índice de infestação inferior a 1%. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (11).
Segundo o levantamento, a cidade alcançou um índice de 0,06%. As equipes de Agentes de Combate a Endemias (ACEs) visitaram um total de 7.984 imóveis em toda a extensão do município, abrangendo desde o primeiro até o quinto distrito.
Nas casas onde focos foram identificados, as equipes procederam à eliminação dos criadouros e à aplicação de larvicidas. O estudo é conduzido pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental, que monitora a prevalência do Aedes Aegypti, vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Segundo o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, os focos predominam em recipientes como vasos, pratos e frascos de plantas, assim como em bebedouros destinados a animais. “No entanto, é importante enfatizar que a luta contra os vetores e a orientação à população são realizadas de forma contínua durante todo o ano”, destaca.