• Petrópolis já tem quase 100% de ocupação de UTIs pelo SUS para Covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/04/2020 06:00

    100% de UTIs ocupadas 1

    O mapa de leitos ocupados por Covid-19, documento oficial da gestão Bernardo Rossi enviado  diariamente à Defensoria Pública, é de estarrecer em comparação aos dados que vem sendo divulgados à população.  Na contagem de ontem há apenas 2 leitos de UTIs disponíveis para Covid-19 em Petrópolis pelo SUS.  A ocupação de quase 100% a prefeitura não informa no painel atualizado dia a dia no portal da saúde nem nos boletins enviados à imprensa.  O número de leitos de UTIs pelo SUS que seriam 46 também não corresponderim à realidade.  Informados à Defensoria são apenas 20, distribuídos assim:  08 no HMNSE, 10 no HCC e 2 no SMH. 

    100% de UTIs ocupadas 2

    O HMNSE não teria 10 vagas ativas de UTI como a prefeitura vem informando, mas apenas 8 e, dessas, 6  estão ocupadas. No Hospital Alcides Carneiro são 10 UTIs, todas ocupadas,  e nenhuma delas é reservada a pacientes da Covid-19.  O Hospital Clínico de Corrêas tem 11 leitos de UTI ocupados por Covid-19 apesar de a prefeitura ter reservado 10 deles para pacientes da doença.  Ou seja, já internou um além da conta. O Santa Teresa tem 3 leitos disponíveis, mas não fica claro se seriam para Covid-19 e o SMH tem dois internados em UTIs e segundo a Secretaria de Saúde informou à Defensoria, não haveria mais UTIs disponíveis para Covid-19. 

    100% de UTIs ocupadas 3

    Desde a segunda-feira Partisans notaram números contrastantes no painel do portal da Secretaria de Saúde e chegamos a mencionar aqui, ontem. Eram 70 internados, sendo 36 em leitos de UTIs.  Na sequência, os dados foram apagados sob a alegação de que estavam errados e que, na verdade, seriam 20 os internados em UTIs. Ontem, apesar de ter dado informações à Defensoria sobre apenas 20 leitos de UTIs, a Prefeitura mantinha no painel de dados da Covid-19 a informação que, além dos 20 leitos de UTIs ocupados haveria mais 26 leitos de UTIs disponíveis na cidade pelo SUS.  À Defensoria e à população (e quem sabe também ao Ministério Público) a prefeitura vai precisar dar muitas explicações sobre a realidade dos leitos de UTI na cidade. 

    Difícil escolha

    Têm sido contundentes os apelos feitos pelo prefeito Bernardo Rossi nas redes sociais para que as pessoas fiquem em casa.  E deve estar entre a cruz e a espada mandando as pessoas ficarem em casa e sendo pressionado pela retomada das atividades econômicas, pressão muito grande tendo em vista que a prefeitura não deu qualquer benefício fiscal ao empresariado.

    Prefeito-coveiro ou do desemprego?

    É como diz o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, mantendo as medidas restritivas. Mesmo sabendo que perde muitos votos mantendo as pessoas em casa e com a crise econômica gerada a partir disso, ele já fez uma escolha: “não quero ser um prefeito-coveiro”.  Hoje é o dia “D” para Bernardo Rossi que vai decidir entre ser prefeito-coveiro ou prefeito do desemprego. 

    Hingo Hammes, presidente da Câmara de Vereadores, participando de entrevista na Rádio Tribuna, com Roberto Márcio e Claudio Simplício no Giro Tribuna. 

    Fazendo as pazes 1

    Nunca foi tão importante fazer as pazes com o Hospital Clínico de Corrêas (HCC), dono da antiga Casa Providência.  Lá estão 37 leitos de UTI novinhos, recém construídos.   A treta se deu depois de levantada a possibilidade de a prefeitura requisitar administrativamente o hospital durante a pandemia do Covid-19 já que o HCC não topava dar um desconto no preço pelas unidades. 

    Fazendo as pazes 2

    A discussão com a prefeitura se deu sobre o valor a ser cobrado: R$ 2,4 mil ao dia por cada leito.  Considerando que a rede toda pelo SUS tem 20 leitos de UTIs e que não teremos hospital de campanha, talvez valesse mesmo a pena pagar R$ 2,4 milhões ao mês por estas 37 UTIs da Casa Providência.  Parece que tudo chegará à concordância e que será possível usar estes leitos a partir de amanhã.

    Atestado em plena live

    Na live do prefeito Bernardo Rossi para explicar as compras sem licitação, o procurador geral do município, Sebastião Médici, não estava na sala com os demais. Apareceu remotamente no telão, dentro de um carro e já mandou essa: “chefe eu estou indo ao médico”. Pela primeira vez os Partisans assistiram alguém meter um atestado em uma live…

    Escondido na live

    Falando em live, o secretário de Administração, Marcus Von Seehausen, que é o responsável pelo “super delca” – os departamentos de licitação da saúde e de toda a prefeitura, que foram por ele unificados – deveria matar essa no peito e ele mesmo ir explicar os procedimentos de dispensa de licitação ao invés de colocar funcionários para falar em seu lugar.  Na live do prefeito ele ficou bem distante das câmeras. Sempre choroso de que não tinha a devida visibilidade no governo, taí a hora dele brilhar…

    Dia das Mães 1

    As entidades representativas dos lojistas – Arte, Sicomércio e CDL – protocolaram pedidos na prefeitura para reabertura do comércio a partir de sábado. Como os Partisans cantaram aqui a pedra, em função do Dia das Mães, o melhor em vendas depois do Natal somente. É a tal história: compra um presente e vai dar um beijo na mãe no Dia da Mães, ainda que possa ser o último…

    Dia das Mães 2

    A rede hoteleira também já se movimenta, independente de um plano de retomada do Turismo que o governo estadual prepara. Alguns hotéis como a Locanda della Mimosa vêm anunciando pacotes de hospedagens e almoço para o Dia das Mães. Mas, aí ocorre aos Partisans: e as barreiras sanitárias? Vão barrar os turistas que chegarem à cidade?

    Lives

    Vamos organizar isso, gente! Terça-feira teve live do prefeito e no mesmo horário Ronaldão e Luizinho Sorriso voltando à Câmara. Partisans querem acompanhar tu-do, mas assim  não dá. Organiza aí direitinho, gente!

    E esta pintura de foto do Trono de Fátima? O clique é de José Renato Lisboa Cordeiro. 

     

    Últimas