• Petrópolis já tem, neste ano, o dobro de casos de dengue em relação a 2023

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/fev 04:27

    Em 2023, Petrópolis registrou 135 casos de dengue. Este ano, em 55 dias já 280 são pessoas infectadas (número que ainda pode subir com os exames das últimas notificações). Mas, mesmo com aceleração de casos, a cidade ainda tem uma situação ‘confortável’. O Estado do Rio decretou situação de emergência com mais de 20 mil casos em dois meses, dobro do ano passado inteiro. Petrópolis teve 17 internações, com tempo máximo de permanência de quatro dias e sem óbitos.

    Baixo índice

    O nosso LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti), é um dos melhores do país: a última atualização aponta apenas 0,78% dos domicílios verificados com focos – índice que está dentro do preconizado pelo Ministério da Saúde para controle de infestação (que é de 1%).  Mesmo assim, acertadamente, a prefeitura mobilizou campanhas de prevenção, porque há tendência de aumento do número de casos em março e abril. As equipes já visitaram 47 mil casas fazendo a vistoria, aplicando o larvicida e orientando a população. E o Dia D está marcado para sábado para sensibilizar a população sobre a necessidade da união de todos contra a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

    Capaz

    E depois da circulação da foto do ônibus da Cascatinha pendurado na ribanceira ontem à tarde, o presidente da CPTrans, Thiago Damaceno, publicou vídeos nas redes sociais dizendo que “parece pela foto que fez um escorregamento e parece que acontece no Quarteirão Brasileiro”. E ainda mandou a seguinte letra  “precisamos entender o motivo de mais esse acidente”. Gente, parece que eles ainda não entenderam.

    Enquanto não ocorrer uma tragédia, não vão se mexer. Esse é a linha 512, Quarteirão Brasileiro. O ônibus que saia do bairro às 15h ontem se acidentou e ficou assim. A mão de Deus segurou.

    Parece

    Falando em Damaceno, como publica anúncios pagos nas redes sociais este menino, né? Parece que tá até em campanha para vereador.

    Contagem

    E Petrópolis está há 292 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Concurso-moita

    Povo ficou por aqui depois que a gente dedurou, ops, quer dizer, mostrou que a prefeitura abriu um processo seletivo para a Saúde, com 200 vagas, dia 21, mas nem divulgou. E não foi a primeira vez que a prefeitura faz essa graça, não. Ano passado, foi aberta seleção para 52 vagas na Assistência Social, contratos temporários de até dois anos, e a prefeitura também não divulgou. Só se mexeram depois que a gente, igualmente, mostrou. Como são esquecidos, não?

    Esquecidos

    Falando em esquecidos, não é verdade que o imóvel, em Águas Lindas, Nogueira, onde Bomtempo inaugurou uma creche neste final de semana estivesse abandonado desde 2017, gestão de Bernardo Rossi. O prédio estava abandonado muito antes, na gestão do próprio Bomtempo. Bernardo deu mole em não ter avançado na construção de um CEI e um posto de saúde no local. E dorme no ponto ao não contestar essa e outras marotices da gestão atual.

    Mistério

    A gente tem curiosidade de saber o que faz a Secretaria de Segurança e Ordem Pública em Petrópolis. Se o choque de ordem nos flanelinhas é dado pela Polícia Militar, assim como é a PM que tem recolhido de circulação motos adulterada, o  lixo é a Comdep que está fazendo o Big Brother e a fiscalização de Posturas é com a Fazenda…

    Dica para quem quer investir na carreira de ator: estão abertas inscrições para aulas de teatro na renomada Escola de Música Santa Cecília, que tem tradição de 130 anos. As inscrições devem ser feitas pelo whatsApp (24) 2242-2191.

    Rachadinha

    Foram tantos as urgências nos últimos dias que a gente nem conseguiu comentar, mas sempre há tempo. Como você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna, o Ministério Público denunciou à justiça o vereador Domingos Protetor.  Aquele lance de denúncia de ex-funcionários que ele atribuiu à vingança desses assessores preteridos, a famosa rachadinha. Ele também é acusado de assédio moral e coisa e tal.

    Repeteco

    Mas, chama a atenção um outro fato: Domingos é acusado de ter usado uma funcionária terceirizada da Câmara de Vereadores para fazer a limpeza de um canil particular, em um imóvel de sua família. Aí a gente fica lembrando de outros casos como a acusação de que o ex-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá, teria, segundo a polícia, pagado a empregada da casa dele pedindo Pix de uma fornecedora da empresa.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas