Petrópolis já tem mais um com vaga garantida em Tóquio
Os Jogos Olímpicos de Tóquio ainda nem começaram e já é possível constatar que a edição 2020 terá um recorde no número de petropolitanos participantes. Ao lado de Marco Grael, o atleta Gabriel Borges Portillo carimbou o passaporte para a maior competição esportiva do planeta após disputar o Campeonato Mundial de Vela, que se encerrou nesse domingo (16) na Austrália.
Lei também: Inscrições abertas para o Jeups
A dupla brasileira terminou o Mundial na 13ª colocação – posição suficiente para o assegurar na edição olímpica. Esta será a sua segunda participação em uma olimpíada, já que no Rio de Janeiro, há quatro anos, ele e Grael terminaram na 11ª colocação. Por telefone, o velejador e iatista de Petrópolis não escondeu a euforia pelo resultado alcançado na Austrália.
“Somos os atuais medalhistas de ouro no Pan-americano, onde classificamos o Brasil para os Jogos Olímpicos. O Mundial acabou ontem, ficamos na 13° colocação dos 75 participantes. Com esse resultado, alcançamos o índice nacional necessário para que o Brasil nos mande pra Tóquio”, disse Gabriel, que deixou uma mensagem no seu Facebook: “Acabou o Mundial aqui na Austrália, terminamos na 13° posição e consolidamos nossa participação nas Olimpíadas de Tokio. Muito, muito feliz!!! Agradeço a todos que de certa forma me apoiaram e me incentivaram a chegar até aqui! Vocês sabem quem são! Em especial, para equipe que estava aqui comigo! Para fechar com chave de ouro, primeira equipe a fechar o container que vai direto pro Japão!!!”.
Gabriel Portillo é o quarto petropolitano a garantir presença nos Jogos Olímpicos. Ele se junta a Henrique Avancini (mountain bike), Daniel Chaves (maratona) e Gustavo Leal (futebol masculino como assistente-técnico).