• Petrópolis já tem 21 mil microempreendedores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/04/2018 11:40

    O número de microempreendedores individuais vem crescendo significativamente nos últimos anos no país: o último levantamento apontou que já se aproximam dos sete milhões. De acordo com os dados do Portal do Empreendedor, em Petrópolis, os índices saltaram de 8.713 trabalhadores com negócios formalizados em 2013 para 21.072 em 2017. No mesmo período Teresópolis registrava 4.986 e Nova Friburgo 5.334. No ano passado, as cidades registraram 10.041 e 10.734 respectivamente.

    De acordo com o analista do Sebrae, Bruno Souza, o município é o que mais vem registrando crescimento na Região Serrana, “por conta de uma característica do petropolitano que é empreender”. Outros fatores como o aumento no número de demissões e a vontade de ter o próprio negócio, também são citados como responsá- veis pelo crescimento.

    O que pode favorecer este processo é o baixo custo para a criação e manutenção do MEI, a redução da burocracia para o registro, bem como o alto número de pessoas que ainda vivem na informalidade. Benefícios como acesso à previdência, emissão de notas fiscais e acesso a crédito, também vem despertando o interesse da população em investir em negócios particulares. 

    O desejo de conquistar independência também faz parte da vida de muitos. É o caso do pintor Felipe Lima, que, desde o início do ano, é cadastrado no MEI e afirmou ter visto seus ganhos mais do que dobrarem, após dar início a sua jornada como empreendedor. Benézia Carvalho que é vendedora e investe no comércio de bolsas e acessórios desde setembro, garante que a decisão foi uma das mais sábias já feitas nos últimos tempos e espera alcançar ainda mais crescimento profissional.

    O estudo aponta ainda segmentos com potencial de expansão e recuperação no mercado para o grupo dos MEIs. Atividades como fabricação de alimentos, confecção de peças de vestuário, construção, além de serviços voltados à área de estética e beleza, estão entre as áreas citadas. A estimativa é que até dezembro o número chegue a 8,7 milhões. 

    Além do Sebrae que oferece orientação e consultoria no processo de abertura do MEI, é possí- vel realizar o procedimento também no Espaço Empreendedor que funciona no Centro Administrativo Frei Antônio Moser na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846 e pelo portal do empreendedor na internet..  



    Últimas