
Petrópolis já recebeu quase 500 denúncias de maus-tratos ou problemas com animais em 2025
De janeiro a agosto deste ano, a Coordenadoria de Bem-Estar Animal recebeu 494 denúncias de maus-tratos ou pedidos de atendimento. De acordo com os dados do órgão, vinculado à Prefeitura, a média chega a quase três denúncias por dia. Nos oito primeiros meses do ano, foram atendidos 380 casos (dois por dia). Os números mostram que há uma certa estabilidade no que se refere ao recebimento destas denúncias: foram 252 nos quatro primeiros meses do ano; e 242 nos quatro meses subsequentes. Só que o número de demandas atendidas acelerou: de 166 de janeiro a abril para 214 de maio a agosto.
Um animal resgatado a cada quatro dias
Os números também mostram como a proteção animal se tornou uma demanda importante nos últimos tempos. Somente nestes oito primeiros meses de 2025, a Cobea resgatou 49 animais, o que representa um resgate a cada quatro dias. Vale dizer que, apesar destes dados, a atuação da coordenadoria ainda é limitada, seja pela falta de ferramentas, recursos ou mesmo às possibilidades legais de atuação da coordenadoria, que não tem poder de polícia e, por isso, tem limitação para realizar ações de fiscalização com punição mais efetiva, dependendo de parcerias com instituições como a Polícia Militar.

Olé
Longe da gente defender o vereador Léo França, mas o líder da oposição deu um baita olé sobre o secretário de Fazenda, Fábio Júnior, na prestação de contas da gestão fiscal da Prefeitura. Léo perguntou se o pagamento da folha estava garantido e o secretário titubeou, ensaboou, mas não garantiu. O pior foi quando o ex-presidente da Comdep perguntou sobre quanto é a arrecadação média e a despesa mensal da Prefeitura: o que se ouviu foram segundos intermináveis de silêncio.
Entre a narrativa e a vida real
Talvez o secretário de Fazenda tenha tentado não “dar palco” para o vereador de oposição. Se a estratégia foi essa, deu errado. Primeiro que Léo acabou ganhando todo o palco que precisava, um presente. Sem contar que essa é uma questão real. A incerteza do servidor com a penúria financeira é real. Talvez fosse o caso de abrir o jogo, mesmo com o peso do desgaste (que virá de qualquer jeito caso o pagamento não saia), mostrando que há um esforço para cobrir a folha. Quem fez isso, aliás, foi o secretário de Saúde, Luís Cruzick, falando que faltava justamente… Um complemento da Secretaria de Fazenda.
É fogo, amigo
Você leu neste fim de semana que a fila para consultas e exames cresceu nos últimos quatro meses, e a demanda cresceu numa velocidade maior que a capacidade de atender. E isso está escrito com tooooda a transparência do mundo, expondo bem o problema. Mas… Com relação à fila de cirurgias, que diminuiu, só tem o número, solto, sem comparação com o período anterior. Será que tem cheiro de fritura no ar?
Autoestima é tudo
A CPTrans gostou tanto da mudança no trânsito do Quitandinha em horários de pico que até botou aquele contador de velocidade para ver se os motoristas estavam cumprindo o limite de 50 km/h. O problema é que o trânsito até melhorou, fluiu, mas também não foi tão lá essas coisas assim: ontem, por volta de 18h, a velocidade média era de uns 25, 30 km/h no máximo…
Que fim levou?
Aliás, e os outros testes que a CPTrans ia fazer, que, segundo o presidente da companhia, Luciano Moreira, iria chegar até ao ousado binário da Coronel Veiga e da Olavo Bilac?
Empolgou
Sumido desde quando lançou candidatura a prefeito e recuou para apoiar Yuri Moura, Leandro Sampaio voltou à ativa, pelo menos nas redes sociais. Entre uma cervejinha e outra, e até treino na academia para dar uma balanceada, ele começa a timidamente fazer visitas típicas de pré-candidato. Nesse fim de semana, por exemplo, foi na novíssima quadra da Conde D’Eu, recuperada pelo Governo do Estado. Numa dessa, se anima para colocar novamente seu nome no jogo.
Tecnologia em pauta
O Laboratório Nacional de Computação Científica realiza hoje, a partir das 10h, o evento “LNCC: Conectando Ciência, Tecnologia e Sociedade na Região Serrana”. O evento vai reunir representantes de diversas instituições de pesquisa, universidade, poder público e sociedade civil organizada. E principal assunto em debate será a questão da permanência do supercomputador Santos Dumont e a instalação do novo supercomputador de Inteligência Artificial na cidade.
Contagem
Estamos há 2 anos, 4 meses e 23 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.