• Petrópolis Gourmet vai às ruas neste sábado com o “Agita Gastronômico”

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/11/2023 09:09
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Neste sábado (11), o Petrópolis Gourmet 2023 vai além dos restaurantes e invade as ruas, transformando a movimentada Rua Teresa e o Hortomercado Municipal, em Itaipava, em palcos vivos de culinária. A partir das 11h, o “Agito Gastronômico” acontece simultaneamente nestes locais e promete não apenas satisfazer o paladar, mas também encantar os olhos, com chefs habilidosos preparando pratos especiais ao vivo.

    É uma oportunidade única de degustar iguarias locais enquanto se observa a magia acontecer. O Petrópolis Gourmet, organizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, segue até o dia 26 de outubro, em 45 estabelecimentos e tem uma série de atividades interativas que podem ser conferidas na programação do site oficial do evento. O tema do Petrópolis Gourmet 2023, “Cozinhando com Afeto: Receitas e Memórias de Família”, proporciona uma viagem sensorial aos sabores que aquecem a alma, celebrando a riqueza da gastronomia local e as histórias que tornam cada prato uma experiência única e afetiva.

    “A programação que interage com o público é um sucesso à parte e uma ação deliciosa para nós que a executamos com o talento e disposição dos chefs. É o compartilhar da alta gastronomia, democratizando o festival, instigando que o público conheça o Petrópolis Gourmet e o potencial do polo gastronômico. São dias de muita alegria para todos que se dedicam a levar o festival às ruas”, aponta o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.

    E os agitos têm um time de chefs talentosos preparando as delícias em conjunto. Na Rua Teresa,  na altura do número 358, o agito é pilotado por Adriana Marchese e Neviton Marci, que vão receber convidados e fazer um “Tururuco”, um arroz com carnes de feijoada embebidas na cerveja preta. E ainda vai ter a parte musical, com Matheus Phelipe, na voz e violão. No Horto, são três os chefs que comandam as panelas: Cristina Pellegrini, Maurício Soares e Rufina Rosa Figueiredo e a delícia a ser servida é uma paella de legumes, a primeira receita que o chef Maurício preparou para um agito do Petrópolis Gourmet, prato que evoca uma memória afetiva do próprio festival.  O trio também recene chefs convidados para dar uma força no preparo do prato.

    A programação dos agitos continua no domingo, dia 19, com a ação que promete ser uma experiência única com a presença dos renomados chef Marcio Ricci, curador do evento, e chef Barão, no 2 Vales Restaurante, às 12h. Uma oportunidade imperdível para degustar pratos excepcionais preparados diante do público.

    “Os agitos não se limitam apenas à degustação; eles são um espetáculo interativo, onde o público é convidado a participar, fazer perguntas aos chefs e aprender mais sobre o processo criativo por trás de cada prato. É uma verdadeira celebração da gastronomia que vai além dos restaurantes, levando o festival para mais perto das pessoas, conectando chefs e amantes da culinária de uma maneira única”, aponta o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui.

    Além disso, no sábado (11), às 10h, o Senac será o cenário de uma experiência sensorial incrível com a oficina “Doces em Compotas” ministrada por Silvia Vogel. O público vai aprender a  preparar deliciosas compotas enquanto absorve histórias e técnicas transmitidas por uma expert no assunto. Os interessados podem realizar inscrições através deste link e aguardar a confirmação. Informações adicionais estão disponíveis pelo telefone (24) 2017-6050 e WhatsApp (21) 99149-6150.

    “Gastronomia é magia, amor e compartilhamento e as oficinas do Petrópolis Gourmet são verdadeiras imersões no universo da culinária, onde o público não apenas assiste, mas participa ativamente, interagindo descobrindo sabores e ajudando a compor esse clima gostoso que queremos não apenas com as delícias sendo servidas, mas de confraternização, de congraçamento nas ruas. É estimulante!”, afirma o diretor de gastronomia do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Múcio Mafacciolli.

    AGITO GASTRONÔMICO:

    Dia 11 (sábado): Agito Gastronômico – 11h – Hortomercado – Cristina Pellegrini, Maurício Soares e Rufina Rosa Figueiredo

    Dia 11 (sábado): Agito Gastronômico – 11h – Rua Teresa (altura do número 358) – Chefs Adriana Marchese Nevinton Marci

    Dia 19 (domingo): Agito Gastronômico com Chefs Marcio Ricci e Barão – 12h – 2 Vales Restaurante

    OFICINAS CULINÁRIAS:

    Dia 06 (segunda): cuca alemã com Silvio Henrique Schimel – 19h – Senac

    Dia 07 (terça): bolo de panqueca com Chef Adriana Borzino – 19h – Senac

    Dia 08 (quarta): pão de cevada com Silvio Henrique Schimel – 19h – Senac

    Dia 09 (quinta): hambúrguer mineiro com Italo Varjão e Silvia Vogel – 19h – Senac

    Dia 10 (sexta): doces em compotas com Silvia Vogel – 19h – Senac

    Dia 11 (sábado): sonho salgado com os chefs Adriana Borzino e Silvio Henrique Schimel – 10h – Senac

    Dia 18 (sábado): oficina paella valenciana, courgette com recheio de gambas (crustáceo) e molhos indianos com Chef Marcio Ricci (Portugal), Chef Malkeet Sing Dilon (Índia) e Néviton Marci (Brasil) – 14h – Praça de Alimentação Pátio Petrópolis

    Dia 19 (domingo): Oficina avós e netos – “Afeto através do tempo” – Chefs Marcio Ricci e Barão – 16h – Shopping Vilarejo

    Dia 21 (terça): oficina “Café com Afeto” com Barista Alison Fonseca 3 Corações – 15h – Chocolates Katz – Barão de Amazonas

    Dia 25 (sábado): oficina infantil – Biscoito Natalino” com Chef Alice Cox – 16h – Hipershopping Petrópolis

    Serviço:

    Oficinas

    Senac RJ Petrópolis: Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro (em frente ao Palácio de Cristal)

    Informações: (24) 2017-6050 e WhatsApp (21) 99149-6150

    Inscrições: https://relacionamento.rj.senac.br/forms/index.asp?id=8321

    Petrópolis Gourmet – “Cozinhando com afeto – receitas e memórias de família”

    De 10 a 26 de outubro em 45 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens

    Oficinas, agitos gastronômicos, desafio dos chefs e muito mais

    Programação completa em www.petropolisgourmet.com.br

    Últimas