• Petrópolis Gourmet tem início nesta sexta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 45 estabelecimentos participantes, oficinas, agitos gastronômicos nas ruas e o Desafio dos Chefs marcam esta edição

    10/11/2023 16:09
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A partir desta sexta-feira (10), Petrópolis se torna o epicentro da culinária afetiva com o início da 23ª edição do Petrópolis Gourmet. O festival, considerado o quinto maior do país, promete encantar paladares e aquecer corações com sua temática irresistível: “Cozinhando com Afeto: Receitas e Memórias de Família”. O festival é organizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, com a curadoria de Márcio Ricci, chef de renome internacional, radicado há 20 anos em Portugal e que está na cidade especialmente para o festival.

    Ao longo de duas semanas,  45 restaurantes, bares, cafeterias e delicatessens participarão desse banquete gastronômico, proporcionando uma experiência única aos visitantes. A programação diversificada inclui oficinas culinárias, agitos gastronômicos, palestras, chefs na praça e a emocionante competição “Desafio dos Chefs”. Toda a programação do festival, que segue até o dia 26, está no site oficial do evento.

    O tema cativante do Petrópolis Gourmet deste ano mergulha nos corações dos chefs e restaurantes participantes, inspirando criações únicas e repletas de significado. Cada prato apresenta uma narrativa emocional, resgatando memórias afetivas e homenageando tradições familiares. Os restaurantes, verdadeiros protagonistas dessa jornada culinária, incorporam o tema em seus cardápios, proporcionando aos visitantes uma experiência gastronômica que vai além do paladar, conectando-se às histórias que permeiam cada receita.

    Para os amantes da culinária, o festival oferece uma ampla gama de atividades, desde oficinas culinárias com chefs renomados até agitos nas ruas. Destaque para o “Desafio do Chef”, cujo vencedor terá a oportunidade de desfrutar de uma viagem de 15 dias a Portugal, com estadia e curso na renomada Cozinha Ricci, em Lisboa.

    O evento interage com o público pelas ruas da cidade, envolvendo a comunidade local e os turistas. As oficinas culinárias, palestras e rodas de conversa abordam desde as novas tendências na gastronomia até a nutrição sustentável, oferecendo uma experiência completa aos participantes.

    O presidente do PC&VB, Samir el Ghaoui, destaca: “O Petrópolis Gourmet 2023 é um convite para explorar a magia da culinária, um tributo à riqueza da gastronomia afetiva e à hospitalidade de Petrópolis. É um evento imperdível para todos os amantes da boa comida e para aqueles que desejam se aventurar em uma jornada gastronômica única e inesquecível.”

    Ele frisa ainda a importância da gastronomia como indutor do turismo e a expectativa de público de 25 mil pessoas ao longo do festival e com movimento na rede hoteleira recebendo visitantes.

    Oficinas gastronômicas revelam os segredos dos chefs

    As oficinas culinárias do Petrópolis Gourmet 2023 são a essência viva do festival, proporcionando aos participantes uma imersão única no universo gastronômico. Sob a orientação de chefs renomados, os entusiastas da culinária têm a oportunidade de desvendar os segredos e técnicas por trás de pratos exuberantes. Desde a Cuca Alemã até o Bolo de Panqueca, cada oficina é cuidadosamente elaborada para envolver os participantes em uma jornada sensorial, explorando sabores, aromas e histórias por trás de cada receita. Destaque nesta sexta (10) para a oficina de doces em compotas com Silvia Vogel, e sábado (11) com as chefs Adriana Borzino e Silvio Henrique Schimel ensinando como fazer um sonho salgado (confira abaixo mais detalhes).

    “As oficinas do festival não apenas ensinam habilidades culinárias, mas também proporcionam uma experiência afetiva, onde as histórias de família ganham vida nas panelas e nos pratos, promovendo a conexão e a transmissão de saberes entre as gerações”, destaca o diretor de gastronomia do Petrópolis Convention, Múcio Mafacciolli.

    Agitos gastronômicos interagem com o público nas ruas

    Os agitos gastronômicos do Petrópolis Gourmet 2023 vão promover uma explosão de sabores em locais vibrantes e animados. No sábado (11) eles acontecem em dose dupla, simultaneamente, às 11h, no Hortomercado, em Itaipava, e na Rua Teresa. Estes locais serão palco de uma celebração culinária envolvente, onde os chefs locais prepararão delícias à vista do público, proporcionando uma experiência única de degustação. No dia 19, às 12h, o Agito Gastronômico com os chefs Marcio Ricci e Barão acontecerá no 2 Vales Restaurante, oferecendo pratos especiais preparados à vista do público, garantindo não apenas uma festa para o paladar, mas também uma experiência única de interação com a culinária local.

    Chefs foram desafiados e prêmio é uma viagem de 15 dias a Portugal

    O Petrópolis Gourmet 2023 apresenta, pela primeira vez, o “Desafio dos Chefs”, uma competição que vai provocar os talentosos chefs locais a criarem pratos surpreendentes com ingredientes locais e uma pitada generosa de afeto. O desafio se desenrola em duas etapas, com os chefs elaborando receitas inovadoras com “insumos surpresa” na primeira fase. Os cinco melhores avançam para a etapa final, onde competem pelo título de “Menu Memória Afetiva do Petrópolis Gourmet 2023”. O grande vencedor será recompensado com uma viagem de 15 dias a Portugal, uma experiência única de imersão na renomada Cozinha Ricci, em Lisboa, do chef Márcio Ricci. Esta competição não apenas destaca o talento culinário local, mas também celebra a riqueza dos ingredientes regionais, promovendo a identidade gastronômica única de Petrópolis.

    Confira a programação completa:

    OFICINAS CULINÁRIAS:

    Dia 10 (sexta): doces em compotas com Silvia Vogel – 19h – Senac

    Dia 11 (sábado): sonho salgado com os chefs Adriana Borzino e Silvio Henrique Schimel – 10h – Senac

    Dia 18 (sábado): oficina paella valenciana, courgette com recheio de gambas (crustáceo) e molhos indianos com Chef Marcio Ricci (Portugal), Chef Malkeet Sing Dilon (Índia) e Néviton Marci (Brasil) – 14h – Praça de Alimentação Pátio Petrópolis

    Dia 19 (domingo): Oficina avós e netos – “Afeto através do tempo” – Chefs Marcio Ricci e Barão – 16h – Shopping Vilarejo

    Dia 21 (terça): oficina “Café com Afeto” com Barista Alison Fonseca 3 Corações – 15h – Chocolates Katz – Barão de Amazonas

    Dia 25 (sábado): oficina infantil – Biscoito Natalino” com Chef Alice Cox – 16h – Hipershopping Petrópolis

    CHEFS NA PRAÇA:

    Dia 14 (terça): Chefs na Praça – 11h – Praça Dom Pedro

    Com 20 chefs cozinhando em conjunto numa ‘farra’ de delícias e animação

    AGITO GASTRONÔMICO:

    Dia 11 (sábado): Agito Gastronômico – 11h – Hortomercado

    Dia 11 (sábado): Agito Gastronômico – 11h – Rua Teresa

    Dia 19 (domingo): Agito Gastronômico com Chefs Marcio Ricci e Barão – 12h – 2 Vales Restaurante

    Pratos especiais que são preparados à vista do público ( e com degustação) em locais abertos da cidade e no parceiro 2 Vales.

    COZINHA BRASIL:

    Dia 16 (quinta): Caminhão Cozinha Brasil – Firjan

    Dia 17 (sexta): Caminhão Cozinha Brasil – Firjan

    Dia 18 (sábado): Caminhão Cozinha Brasil – Firjan

    AÇÃO SOCIAL:

    Dia 22 (quarta): “Uma Leve Pitada de Amor” – Projeto Paz no Prato com Chef Márcio Ricci – 13h30 –  na Oficina Irmã Rosa – Rua Infante Dom Henrique, LT 03 – Quadra 04 – Independência

    Dia 23 (quinta): Ação Social COMAC – Chef Marcio Ricci, Chef Alice Cox e Marjorie Cox

    DESAFIO DOS CHEFS:

    Dia 13 (segunda): eliminatória – 09h – Senac

    Dia 16 (quinta): eliminatória – 09h – Senac

    Dia 21 (terça): Final – 09h – Senac

    PALESTRAS E RODAS DE CONVERSA:

    Dia 17 (sexta): Nutrição: Sustentabilidade e Criatividade: Comida Saudável – 9h às 11h – Universidade Estácio de Sá

    Dia 21 (terça): Novas Tendências da Gastronomia Mundial: Roda de Conversa com o Chef Marcio Ricci – 19h – Senac

    EVENTO ESPECIAL:

    Dia 17 (terça): “Gastronomia: Uma Paixão Toyota” – Chef Marcio Ricci – 19h30 – Toyoserra (evento fechado para convidados)

    Últimas