• Petrópolis Gourmet começa nesta quinta-feira e segue até 13 de novembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Festival foi aberto com noite de degustação e premiação dos chefs

    27/10/2022 12:49
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Edição que promete ser uma das mais festejadas dos últimos tempos, o Petrópolis Gourmet 2022 abre ao público nesta quinta-feira (27) e segue até o dia 13 de novembro em 31 bares e restaurantes da cidade. A abertura do evento para chefs, convidados, patrocinadores e participantes foi realizada na terça (25), na Casa Marambaia, com um menu degustação de todos os cardápios que serão apresentados ao longo do festival, que este ano tem o tema “Sabores de João – um passeio pela culinária da monarquia brasileira”. E as mais de 200 pessoas presentes foram unânimes: um dos mais saborosos já realizados.

    O Petrópolis Gourmet, organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, chegou a sua 22ª edição celebrando o Bicentenário da Independência e personificado em D. João VI, amante da boa e simples gastronomia. A programação completa do festival, pratos e chefs pode ser conferida em www.petropolisgourmet.com.br.

    A abertura marcou a premiação dos melhores pratos desenvolvidos especialmente para o festival, e o talento dos chefs brilhou. Curador do evento, Marco Lima, chef internacional, teve dificuldades para eleger os melhores e ampliou a lista que seria de três premiados para cinco, no total. “Ousadia e talento foram a marca de todos”, diz Marco Lima, falando ainda da importância de celebrar os chefs. “São eles que ‘batem panela’ e devem ser valorizados, por isso o concurso que foi uma felicidade para todos nós, organizadores e participantes e isso está presente nos pratos: essa alegria foi transportada para os menus.”

    “É meu segundo Petrópolis Gourmet como presidente do Petrópolis Convention, uma honra manter uma tradição, um evento importante para o calendário da cidade e para o trade. O Festival é apreciado por todos e feito com carinho, atraindo famílias e grupos de amigos para degustar uma refeição, para estar junto, para celebrar, afinal, a gastronomia é um fator que nos une”, destacou Fabiano Barros. O presidente do PC&VB frisou também, na abertura do evento, a importância que os eventos de todos os segmentos têm na atualidade para impulsionar a economia da cidade.

    Marco Lima, chef curador do evento, foi homenageado pela direção do PC&VB que destacou a sua dedicação com o festival. “Celebrado internacionalmente como melhor chef de iates, Marco Lima é uma referência. E, como petropolitano, ama e divulga nossa cidade e abraçou de forma carinhosa e calorosa o nosso evento, garantindo ainda mais seu sucesso”, afirmou Fabiano Barros.

    Pratos serão servidos nos restaurantes até o dia 13

    O que não falta é originalidade, criatividade e muito sabor nos pratos de todos os participantes. “É mesmo incrível essa edição pela qualidade que se apresenta”, considera o diretor de gastronomia do PC&VB, Múcio Maffaciolli. Ele frisa a sensibilização dos empresários que aderiram ao evento, promovendo institucionalmente a cidade. “É mais que um festival que reúne bares e restaurantes. O Petrópolis Gourmet e um evento que evidencia o nome da cidade como referência em gastronomia”, pontua.

    O frango, uma das preferências de D. João VI, é o carro-chefe do festival que inclui ainda peixes nacionais, porco, frutas da estação, legumes e uma cachaçinha, produto 100% nacional.  O festival faz uma viagem ao passado e traz essas referências também como homenagem ao bicentenário da Independência.

    Festival premia as melhores receitas

    O concurso de melhor menu (cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa) escolheu dois chefs e a premiação foi um investimento no potencial desses artistas: oficina do Le Cordon Bleu, que será realizada na Casa Marambaia.  

    Já o vencedor entre delicatessens, cafeterias e sorveterias ganhou uma oficina na Sucrè Patisserrie, escola de confeitaria localizada em Petrópolis, que tem à frente o chef Riciê Pereira, também natural da cidade, formado na França e reconhecido em sua especialidade. Também foram sorteadas entre todos os participantes mais duas oficinas na Sucrè Patisserrie.  O terceiro colocado no concurso de prato principal e os dois premiados como chefe revelação receberam brindes.

    Confira os pratos e chefs premiados:

    1° lugar – Chef Bruno Canatto – Ariá Cozinha Artesanal, com o prato  “Aclamação no Terreiro do Paço, Folga no galinheiro.”

    2° lugar – Chef Tiago Sobreira – Locanda Centro, com o prato  “O Rei da Colônia”  (Duo de coxa) e sobrecoxa de frango, batata doce assada com cebola calabresa e compota de laranja quincã).

    3° lugar – Chef Laerte Dias – Adega Santarém, com o prato barriga de porco pururucada com musseline de legumes.

    1º- Chef Revelação – Fred – Boteco Bertone, com o prato composto por paleta suína prensada, misseline de baroa e farofinha de abacaxi, além do bolinho de frango com quiabo crocante.

    2° Chef Revelação – Chef Wallace Braz –  Katsura Culinária Japonesa, com barriga de porco cozida lentamente em shoyu em berço esplêndido de Gohan.

    Campeão Pâtisserie – Chef Saint Clair – Sorvete Brasil, com sorbet de manga, redução de laranja Bahia, laranja cristalizada, cestinha de biscoito com ganache de chocolate.

    Últimas