• Petrópolis ganha projetos do Lidera Turismo para fortalecer o setor

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/05/2016 18:50

    Uma parceria entre entidades, poder público e iniciativa privada apresenta nesta terça-feira um mapa estratégico para o desenvolvimento do turismo em Petrópolis. Um grupo composto por 30 pessoas discutiu em 6 encontros medidas que podem alavancar ainda mais o setor na cidade. As reuniões aconteceram por meio de um projeto do Sebrae chamado Lidera Turismo, criado em 2008. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva nos municípios, por meio de uma agenda estratégica, que estimule ações de desenvolvimento local e regional, com bases sustentáveis, gestão empreendedora e inovadora. O encerramento do projeto acontece nesta terça, às 8h30, no Riverside Park Hotel, no Retiro. 

    Segundo Claudia Pacheco, coordenadora regional do Sebrae/RJ, a qualidade dos encontros, que tiveram início no dia 22 de março, foi muito positiva. Ela explicou que foi apresentado o cenário do turismo no Brasil, no Rio e na Região Serrana para diferentes lideranças, entre elas, gestores públicos, membros dos Conselhos Municipais de Turismo, técnicos e empresários. Os encontros discutiram ações prioritárias para os municípios de Petrópolis e Teresópolis. Cinco dessas ações serão apresentadas hoje. Claudia adiantou que algumas delas possuem prazo para que sejam executadas. Outras precisam ser incentivadas a todo momento, como a sensibilização da sociedade em relação aos destinos turísticos. 

    A coordenadora defende que o grupo constituído dentro do projeto continue discutindo o tema e afirmou que o Sebrae dará suporte para isso. “Em um primeiro momento discutimos ações prioritárias e, depois, vamos falar de políticas públicas para tratar o turismo. Esta foi a primeira experiência de reunir as lideranças para discutir uma agenda integrada de ações”, explicou. 

    Ela apontou que a Cidade Imperial respira turismo e, por isso, é importante que haja esse interesse das entidades e empresários de perceber a necessidade de ações coordenadas. “Temos aqui boas iniciativas, lideranças ativas, o que faltava era juntar esses esforços”, comentou. Claudia contou ainda que durante os encontros foram apresentados exemplos de iniciativas que podem ser incrementadas na cidade e que houve a participação de um grupo qualitativo de pessoas que vivem o turismo e conhecem, de fato, o setor. “O que falta é oxigenar a forma de trabalhar, trazer ideias inovadoras e defender, em Petrópolis, o potencial de turismo ecológico, cultural e de compras”, disse. 

    Nesse sentido vale lembrar que o setor comemorou os números registrados no feriado prolongado de Corpus Christi. Dados da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis apontam que os hotéis registraram 96,02% de ocupação, sendo 99% no Centro Histórico e 93% nos distritos. O Hotel Urbano, maior agência online de viagens do país, também mostrou que a cidade apareceu entre os 10 destinos mais procurados para o feriado. “A mídia gosta de Petrópolis, as pessoas também. Quando falamos daqui aparece uma boa lembrança. Ou seja, temos tudo para aproveitar o que a cidade tem de bom e para criar um plano de ação coletivo”, destacou. 

    Ainda durante os encontros do Lidera Turismo foram discutidas questões como sinalização, mobilidade urbana, capacitação, infraestrutura e divulgação. A ideia é que as metas estabelecidas sejam alcançadas até maio de 2017. O trabalho é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Turismo, secretaria estadual e TurisRio.


    Últimas