Petrópolis fica para trás na aplicação da 5ª dose da vacina contra a Covid
Com o aumento no número de casos de covid no mundo, alguns municípios fluminenses já começaram a aplicação da quinta dose do imunizante contra a doença, caso do Rio, Niterói e Magé. Apesar de o Plano Nacional de Imunização não contemplar a quinta dose da vacina, as prefeituras têm autonomia para administrar a vacinação de acordo com as doses recebidas.
Acelera, gente!
No Rio, idosos e pessoas com comorbidades poderão receber a quinta dose ao completarem 10 meses da aplicação da quarta. Em Niterói, pessoas imunossuprimidas que tenham completado os 10 meses de vacinação já podem ir aos postos. Já em Magé, a quinta dose começou a ser aplicada semana passada para toda a população acima de 18 anos. Petrópolis só se mexeu depois que a procura aumentou quase 600% nos postos. A prefeitura pediu mais doses ao Estado, mas o carregamento de 2,5 mil vacinas só chega hoje e segunda é ponto facultativo e terça, feriado. Então, vacinas só na quarta.
Komboio Cultural
O projeto Komboio Cultural, integrado pelos Grupos Teatro Circense Andança e Palhastônicos, apresenta dois espetáculos em Petrópolis neste final de semana. Amanhã, às 16h, no centrinho do Brejal, será encenado “Um Réquiem Para Esmeralda” – livre adaptação do clássico “O Corcunda de Notre Dame”. No domingo, às 11h, é a vez de “Fanfarra Clownesca” que será apresentado na Fazenda Vira Mundo, também no Brejal.
Eitaaaaaa!
Você conferiu aqui nas páginas de Cidade da Tribuna que faltam 20 dias para o Natal Imperial que começa dia 30. Apenas 20 dias e não tem nem programação de Natal e a licitação para escolher a empresa que vai colocar as luzes começa hoje. E só depois deste tramite legal e dando tudo certo é que começa a montagem…
Licitação adiada
E pasmem: a licitação para a escolha de quem vai operar as barracas de comes e bebes – apenas 11 barracas com lance mínimo de R$ 2,7 mil foi adiada. Prevista para o dia 07, agora só vai acontecer no dia 25, faltando cinco dias para a abertura do Natal Imperial. Gente, chama o maestro!
Concorrência
Falando nisso, a gente contou para vocês que recebemos, sem querer, por email, a relação de artistas em negociação com a prefeitura para a apresentação no Natal Imperial. E o vereador Hingo Hammes, que ano passado era interino e providenciou a programação de Natal, se pronunciou publicamente sobre a falta de edital para contratação de artistas como foi feito em 2021.
Pega um secador!
Quando fechou o Palácio de Cristal para dar uma guaribada na reforma do piso que não tinha ficado boa – porque foi usado antes da hora, na Bauernfest – a prefeitura estimou que intervenção ficaria pronta dia 18 para dar tempo da montagem do Natal Imperial. Eis que como só chove nessa cidade o piso fulget ainda não estaria bom. Precisaria de 15 dias sem chuva pra secar ou alguma tecnologia mais avançada, cá entre nós.
Contagem
Faltam 41 dias para o verão.
Nova incubada no LNCC
A Garde Brasil, Associação Global para Resiliência, Redução do Risco de Desastres Naturais e Meio Ambiente, é a mais nova empresa participante do programa de incubação da Incubadora Laboratório Nacional de Computação Científica. A Garde é uma associação sem fins lucrativos comprometida com o desenvolvimento sustentável das comunidades através da recuperação e monitoramento ambiental e criação de estratégias de desenvolvimento e resiliência comunitária. Ou seja, tudo o que Petrópolis precisa.
Motos irregulares
E o governo do Estado anunciou mais duas equipes com policiais e agentes do Detran e Detro para reprimir motos irregulares. Agora são oito equipes e eles chegaram à Baixada. Desde julho já foram realizadas 36.494 mil abordagens, 25.736 autuações, 560 operações, 5.046 motos rebocadas e 230 CNHs recolhidas por motivos diversos. Petrópolis quer agora saber quando chega à serra…
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br