• Petrópolis está negativada no Cauc, o “SPC das prefeituras”

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/02/2021 02:00

    E a prefeitura está de novo inadimplente no Cauc, o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, (antigo Cadastro Único de Convênio) com falta de recolhimento de tributos previdenciários, por não ter cumprido a meta de 25% de aplicação de recursos em Educação, dívidas com a União entre outros itens. Muitas coisas ali dá para resolver apresentando documentação, outras… Mas, estar neste SPC das prefeituras significa correr o risco de deixar de receber transferências de verbas do governo federal.  E sejamos juntos: a responsabilidade é do governo Bernardo Rossi.

    Tava, mas só um pouco

    Doído, o deputado estadual Marcus Vinícius, ex-Neskau, publicou nos stories de seu Instagram o painel de presença da Alerj da Quarta-Feira de Cinzas para provar que participou da sessão. Pois é, foi como os Partisans disseram: tava online direto de um beach club de Búzios, cidade com a qual os políticos petropolitanos têm um encantamento, né? Entre um tchibum e outro Neskau, canelinha fina, joelhão, chapéu enterrado na cabeça, dava uma votadinha aqui e ali.  Partisans em posto avançado reconheceram.

    O deputado estadual Marcus Vinícius, ex-Neskau, tava votando na Quarta-feira de Cinzas, como mostra o painel da Alerj, mas de forma remota, lá de Búzios…

    Incentivos cortados

    A prefeitura divulgou oficialmente, depois que os Partisans deram pitaco aqui, sobre as empresas que estão perdendo os incentivos fiscais por não estarem cumprindo os objetivos previstos. Segundo a prefeitura a revisão começou a ser feita em janeiro. Na verdade começou na gestão passada, mas ninguém deu muita publicidade. São hoje 100 empresas que recebem incentivos e pelos nossos cálculos pelo menos umas 50 foram limadas nos últimos meses.

    Atualização na lei

    E é uma boa pauta para a atual e próximas gestões considerando os números desde 2003 quando a lei entrou em vigor: 343 empresas foram beneficiadas, com investimentos comprovados na ordem de mais de R$ 2 bilhões e que contribuíram para a geração de 26.049 empregos diretos até o momento. Talvez uma atualizada na lei…

    Contagem

    Petrópolis está há 56 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    É bem pior o cenário

    Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, falou sobre o acesso precário da BR-040 para a União e Indústria, um dos entraves para decolar o Distrito Industrial da Posse que o secretário estadual de Transportes, Delmo Pinho, nos esfregou na cara segunda-feira na audiência pública sobre a nova concessão para a estrada. “É um dos menores problemas”, afirmou Fiorini. De fato: o terreno é pequeno em área aproveitável, tem uma parte invadida, o fornecimento de energia elétrica é ruim, internet nem se fala, falta mão de obra e a distância também espanta interessados.

    Vai ficar pronta antes

    A restauração da Catedral São Pedro de Alcântara, no Centro Histórico começa no dia primeiro de março. Serão R$ 13 milhões para várias intervenções. O projeto será realizado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). E Partisans fazem uma aposta: fica pronta antes da reforma do Palácio de Cristal.

    E nada ainda

    Falando nisso continua vergonhosa a situação da reforma do Palácio de Cristal iniciada há um ano e interrompida por falta de estudos arqueológicos. Com tanta coisa para fazer, cismaram justamente de mexer no piso da área externa… Aí depende de contratar uma análise arqueológica para então ter a aprovação do Iphan que embargou a obra e reiniciá-la. Mas,  gente… e se deixar o piso do jeito que está e mudar o projeto?

    SIH

    E o prefeito Hingo Hammes, além de apelido, ganhou uma sigla: SIH, de Super Inter Hingo, brincadeira do Partisans honorário, Mário Mascheroni.

    Mas, Hugo…

    O deputado federal Hugo Leal foi um dos 12 representantes do Estado que votaram pela libertação do colega, o petropolitano Daniel Silveira e ainda contrariando a bancada do seu partido, o PSD. Anda sendo bastante cobrado nas redes sociais pela atitude.

    Até tu, Dudu? O vereador também ficou mobilizando nas redes sociais votando pela saída de Karol Conká, do BBB.

    Anota para cobrar, pessoal!

    O secretario de Transportes do Estado, Delmo Pinho, tem razão: a nova concessão da BR-040 é a chance de melhorar os acessos não apenas em direção à Petrópolis, mas para outros pontos e internamente na cidade também. Ele listou e deixou à disposição uma apresentação elencando:  ligação com a Estrada de Teresópolis, acessos à União e Indústria, Bingen-Quitandinha, Trevo do Arco Metropolitano, acessos à Baixada e o desemboque da BR-040 na Avenida Brasil.  Basta nosso representantes anotarem e cobrarem em Brasília.

    Vamos apostar!

    O presidente da CPTrans, Luciano Moreira diz que é possível fazer a ligação Bingen-Quitandinha com “com meia dúzia caminhão, 20 de latas (de tinta), umas três placas e uns 30 balizadores flexíveis”. Evidentemente em uma mão dupla entre os bairros na atual pista, sem necessidade de obras. Mas, não custa tentar. Dá esse material pra esse menino fazer a intervenção, gente!

    Últimas