• Petrópolis está há 6 meses sem prefeito eleito pelo povo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/06/2021 03:30

    Já são 180 dias que estamos sem um prefeito eleito pelo povo. E para quem não entendeu porque fazemos uma contagem progressiva: as coisas não andam na velocidade que deveriam, servidores ficam sem rumo, o interino diz que não pode planejar em longo prazo, a Câmara de Vereadores afrouxa uma fiscalização sob a justificativa de que é ‘um deles lá’ e por aí vai. Por isso, nossa cobrança diária por uma definição. E como todos viram, seis meses passam voando. Daqui a pouco são mais seis e perdemos um ano.

    Até agora, nada

    E querem ver como não andam as coisas? Em janeiro, o interino Hingo Hammes apresentou um balanço das ações e anunciou o que estava para vir. Fora o que foi encontrado por fazer com a esperança que em seis meses pudesse ser acertado:

    Tomógrafo no HMNSE funcionando

    Mamógrafo no Centro de Saúde funcionando

    Sete empresas no Distrito Industrial da Posse

    Continuidade do projeto do Centro de Convenções na Feirinha de Itaipava

    Auditoria externa no Sehac que administra o Hospital Alcides Carneiro

    Reforço de 100 funcionários para a Comdep

    Computadores para professores

    Sem ações em seis meses

    Estamos elencando sete ações em uma lista bem simples sem programas mirabolantes. E aí perguntamos: quantos foram executados? Tirando 80 homens que estão sendo contratados só agora, em julho, para a capina e roçada, nada aconteceu.  Pode ser que um eleito fizesse? Talvez, não. Mas, não teria a desculpa de que é um mandato tampão e pouco pode ser planejado.

    Só no segundo semestre

    E não vai ser agora dentro de trinta dias que o Tribunal Superior Eleitoral coloca em pauta o caso Rubens Bomtempo. Como saiu de pauta este mês e no dia 1º de julho o TSE entra em recesso de um mês, agora só em agosto. E talvez “a gosto de Deus”.

    Hoje, Dia do Colono Alemão, uma das datas mais importantes para a gente, a foto de Bruno Soares, com o amanhecer no Obelisco onde estão homenageadas as primeiras famílias que chegaram para povoar a Cidade Imperial.

    Sem ônibus… de novo!

    O vereador Junior Coruja foi lá no Terminal de Corrêas fiscalizar ontem de manhã o cumprimento de horários. E, segundo ele, a Turp fazia horário de sábado porque ontem era véspera de feriado… Tem que explicar para as empresas de ônibus que apenas os servidores públicos folgam. Comércio e indústria funcionam normalmente. E lá no local fiscais peitaram Coruja rebatendo as informações de redução de horários que o vereador falava em um vídeo ao vivo mostrando filas e o terminal sem nenhum ônibus.

    Yuri

    Pega fogo o assunto ”esquerda unida com Yuri Moura para disputar eleições suplementares”. Mas, nem tudo são flores para o vereador do Psol. Ele é cobrado nas redes sociais porque não cassou Dudu e vereadores afastados até agora e pelas indicações de cargos na Secretaria de Assistência Social. Estar ao lado de Rubens Bomtempo na aquisição de novos nomes nacionais para o PSB, agenda em Brasília, também tem peso grande em críticas.

    Iludidos

    E teve vídeo da CPI da SinalPak – que investiga a renovação de contrato da empresa que opera o estacionamento rotativo com cinco anos de antecedência do vencimento – na sexta. Vereadores lamentaram a ausência dos convidados, entre eles o ex-prefeito Bernardo Rossi e a ex-presidente da CPTrans, Íris Palma. Mas vocês achavam mesmo que eles iriam?

    Como era antes

    Logo após ter assumido o governo interindo de Hingo Hammes começou a pagar o que estava atrasado no Hospital Clínico de Corrêas. Agora, já ficou tudo igual. Funcionários estão com salários atrasados e a prefeitura mantém dívidas com a unidade particular conveniada.

    O cineasta Bruno Saglia tem doces elogios à cidade: “me sinto em casa, praticamente um petropolitano”. Com dois filmes gravados aqui, Saglia, um dos grandes nomes da atualidade, vai assinar um filme sobre a colonização germânica de Petrópolis para plataformas de streaming, uma iniciativa do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

    Prorrogado

    Uma das principais cidades do país em turismo, Petrópolis estava desde dezembro de 2019 com seu Plano Diretor de Turismo expirado. Um projeto de lei foi votado em regime de urgência pela Câmara de Vereadores para que o plano fosse prorrogado até 2022. Havia o risco, sem plano, de rebaixamento da categorização de Petrópolis, hoje Classe A do Ministério do Turismo.  A confecção de um novo plano foi iniciada em 2019, na gestão Bernardo Rossi, mas não concluído.

    Pesquisa

    E “candidato” a prefeito fazendo enquetes em redes sociais para ver se o nome cola? Mas nem com essa ajudinha: perdeu para outros nomes.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas