• Petrópolis está entre os 10 destinos mais procurados para o feriado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/05/2016 09:28

    A Cidade Imperial foi escolhida como um dos destinos mais procurados para o feriado de Corpus Christi. O dado é do Hotel Urbano, maior agência online de viagens do Brasil, que conta com uma base de mais de 18 milhões de viajantes cadastrados. Na lista, Petrópolis apareceu em nono lugar, entre as 10 cidades mais procuradas do país. Segundo informações da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP), a ocupação nos hotéis do Centro Histórico é superior a 90%. Já a Concer, concessionária responsável pela rodovia BR-040, que liga o Rio a Juiz de Fora estima que cerca de 266 mil veículos utilizem a estrada até o domingo (29). 

    Para o Hotel Urbano, o frio foi o grande atrativo para os turistas, porque, além de Petrópolis, também aparecem cidades com clima de montanha, como Gramado, no Rio Grande do Sul; Campos do Jordão, em São Paulo e Penedo, também no Rio de Janeiro. A agência informou que os números são relativos às buscas por pacotes de viagens e hospedagens para o período. 

    Quem concorda com a colocação é a presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), Camila Thees. Para ela, a queda de temperatura associada a realização de grandes eventos,  ajudam a aquecer o setor hoteleiro e, consequentemente, a movimentar a economia da cidade como um todo. No Centro Histórico, os hotéis comemoram a ocupação, que pode chegar a 100%, abrindo a alta temporada da cidade. Enquanto nos distritos, a média já está em torno de 89%.

    Neste feriado, a cidade recebe eventos como os Jogos Jurídicos Estaduais, que devem reunir cerca de 5 mil pessoas; o Leilão de cavalos e o Rally da Estrada Real. Se por um lado, trazem bom retorno para o setor hoteleiro, por outro há uma preocupação com a questão do trânsito. Segundo Germano Valente, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, este pode ter sido um fator que tenha feito com que a ocupação seja inferior na região dos distritos. Ele destaca que, principalmente, no trecho de Itaipava, o trânsito intenso registrado diariamente em horários de pico e nos fins de semana, tem afastado os visitantes. 

    Já para o inverno, de uma maneira geral, a presidente do PCVB disse que ainda está preocupada, apesar de já registrar boa procura para a Bauernfest, principal festa da cidade, que homenageia a cultura alemã e acontece entre o fim de junho e início de julho. “Por enquanto temos uma boa expectativa apenas para este período, quando já estamos com boa ocupação para os dois fins de semana. Mas para o período todo de inverno, a procura ainda está bem inferior ao que verificamos nos anos anteriores, com exceção apenas de 2015”. A preocupação, ela afirma que é ainda maior para a região dos distritos, onde a taxa de ocupação está abaixo da expectativa. 



    Últimas