Petrópolis está entre as cidades que participarão das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã em 2024

22/ago 09:05
Por Luana Motta

Petrópolis integrará o grupo, que hoje é formado por 27 cidades, que estará nas comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, que será celebrado em 2024. O Instituto Municipal de Cultura (IMC) concedeu uma carta de anuência declarando seu apoio ao Segmento Germânico na programação que será realizada daqui a dois anos. 

De acordo com Marcos Carneiro, que é o representante do Segmento Germânico na Comissão do Bicentenário pela Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), a programação em comemoração pelo Bicentenário será realizada juntamente com a programação da Bauernfest. Para o Segmento Germânico, a carta de anuência do IMC é um apoio fundamental para que a cidade passe a integrar o movimento nacional. 

“Esse documento vem nos dar tranquilidade de que vamos realmente organizar uma grande festa em 2024, marcando esse bicentenário da imigramação alemã no Brasil, a nossa mais pontualmente em 1845, mas esse movimento começa em 1824 e nós temos todos os motivos para comemorar e isso faremos em grande estilo”, disse Marcos. 

O Segmento Germânico em Petrópolis é formado por representantes do Clube 29 de Junho, Instituto Bingen e Federação dos Centros de Cultura Alemãs no Brasil, Região Serrana RJ. “Depois de muitos anos Petrópolis finalmente é reconhecida no seleto círculo de cidades que realmente se sentiam germânicas, embora sempre sendo. Realizamos a segunda maior festa germânica do país e a principal, talvez a única cultural de todo o Brasil, que é a Bauernfest. E agora Petrópolis participa em pé de igualdade e respeito no círculo das 27 cidades que já participam da Comissão de Organização do Bicentenário da Imigração Alemã”, disse Marcos. 

Últimas