• PETRÓPOLIS E SEU FUTURO

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/10/2016 12:00

    Quando você estiver lendo este artigo estaremos a poucas horas de saber quem serão nossos vereadores e prefeito nos próximos quatro anos. Por que digo “para prefeito” também, se vivemos em um Município com mais de 200 mil habitantes? Porque a legislação prevê que se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos válidos haverá um segundo turno; e aproveito para acrescentar a grande surpresa: e ela é possível de acontecer, uma decisão já no primeiro turno.

    Está havendo uma mudança do parâmetro eleitoral: o jogo será ganho por quem percebeu que entramos na época da política pós verdade.

    Estamos habitando um Município onde o recuo é visível a olhos nus e as perdas, a estagnação serão o grande desafio de quem ganhar; o grande debate será o de como retomar as prioridades do Município que por sua vez, não pode mais esperar. Os cidadãos precisam ser ouvidos e sabem o que querem: uma gestão mais eficiente com mais empregos e qualidade de vida, uma Cidade mais bem cuidada, a volta da auto estima.

    Durante 45 dias de uma campanha mais curta, por conta das novas regras, foi possível constatar a vulnerabilidade dos candidatos e de suas agendas, o que diga-se de passagem e por oportuno, nos transmite uma lamentável tristeza. A tristeza de quem estuda os problemas da Cidade e quer uma Petrópolis melhor. A exploração política de eventos inócuos, foram tentadas, mas sucumbiram e a verdade prevaleceu. 

    Nota-se que a população está se ausentando cada vez mais do processo eleitoral, faz-se mister dizer, o que era previsível, dadas as circunstâncias em que se desenvolveu a campanha, com crises nacionais e estaduais que se refletem de forma cabal aqui.

    Esta eleição será um grande teste, ganhe quem ganhar, pois uma grande turbulência os espera por conta do que vem acontecendo no País e no Estado, será uma prova com necessidade de gestão municipal eficiente, inteligente, criativa e voltada ao desenvolvimento e à volta do respeito.

    Se alguém estivesse aguardando um fato novo que pudesse vir a modificar o desfecho, ele não aconteceu. 


    Nem tudo o que aparentemente é verdade contém verdades; nem a verdade está contida de forma plena na verdade absoluta. E que a única verdade seja um futuro melhor.

    Últimas