• Petrópolis é selecionada para integrar o Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes

  • 27/fev 09:02
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Victor Carneiro/Tribuna de Petrópolis

    Petrópolis conquistou um novo marco ambiental ao ser selecionada para integrar o Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente. O programa pretende fortalecer a resiliência climática das cidades brasileiras e tem como objetivo melhorar o planejamento climático, identificar ações de alto impacto e explorar oportunidades de financiamento para promover a sustentabilidade e adaptação às mudanças climáticas.

    O Cidades Modelos Verdes Resilientes visa o fortalecimento da atuação de estados e municípios na agenda de adaptação às mudanças climáticas, com a inclusão de consórcios intermunicipais e associações de municípios.

    “Essa é uma grande oportunidade para a cidade se tornar referência em sustentabilidade e resiliência. Estamos comprometidos em implementar soluções que protejam o meio ambiente e melhorem a qualidade de vida de nossa população”, disse o prefeito Hingo Hammes.

    Sobre os benefícios do programa, o vice-prefeito, e também secretário de Meio Ambiente, Albano Filho, o Baninho, disse que, com a participação de Petrópolis neste programa, será possível adotar soluções sustentáveis que atendam às necessidades do município. “A colaboração entre o poder público, a sociedade e os especialistas será essencial para alcançar nossos objetivos”, afirmou.

    A intenção é potencializar os serviços ecossistêmicos, como a ampliação de áreas verdes e a recuperação de recursos hídricos, além de propor a criação de normativas para orientar o desenvolvimento urbano sustentável e resiliente. A intenção é fortalecer a capacidade das cidades de se adaptarem às mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que se promovem ações para mitigar os efeitos das emissões de gases de efeito estufa.

    A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) terá um papel fundamental nesse processo, atuando diretamente na coleta de resíduos domiciliares e seletiva, na Educação Ambiental e em outros projetos voltados para a sustentabilidade.

    “Nosso trabalho já contribui para a preservação ambiental e a conscientização da população. Com a inclusão de Petrópolis neste programa, poderemos ampliar nossas ações e fortalecer ainda mais a cidade no caminho da resiliência climática”, destacou a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas