
Com esse sistema, Petrópolis conseguirá manter a comunicação em momentos críticos, como dias de eventos climáticos extremos
Petrópolis recebeu, nessa sexta-feira (25), 20 aparelhos de radiocomunicação e, com isso, foi incluída no Sistema Integrado de Radiocomunicação Crítica Estadual (Sirce). Esses equipamentos serão utilizados pela Guarda Civil e Defesa Civil para manter a comunicação em momentos críticos, como dias de eventos climáticos extremos (como tempestades e queimadas) ou que mobilize esquemas de segurança.

Foto: Divulgação/PMP
O Sirce é uma rede operada pela Polícia Militar, mas que permite a comunicação via rádio entre diversos órgãos, em momentos onde é necessário manter contato ininterrupto.
“A gente espera que não seja necessário enfrentar condições de chuva ou eventos climáticos extremos, mas temos que estar preparados para isso. Estar integrado nessa rede de comunicação é fundamental nesse sentido, porque precisamos estar em contato frequente com a Defesa Civil, com a nossa Guarda, com os Bombeiros, com a PM, com a Polícia Civil, com todo mundo, para ter uma atuação mais rápida e mais adequada em momentos críticos. Essa medida é muito importante para o nosso município”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
Esse sistema já está presente em mais de 80 cidades fluminenses e é utilizado por forças de segurança, órgãos ambientais, concessionárias de energia e saneamento que atuam no estado. E, agora, vai funcionar também em Petrópolis por meio de um acordo de cooperação técnica viabilizado pela Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP).
“A concepção da comunicação crítica é funcionar independentemente da situação climática e da quantidade de usuários. Muitas vezes você vai usar um celular num show ou no Maracanã e não funciona, porque a repetidora do sinal daquela região tem uma capacidade para um número de celulares. A comunicação crítica tem que se sustentar independente da quantidade de usuários daquela região”, explica o Superintendente de Comunicações Críticas (CCrit), coronel José Ramos.
Com a parceria, o município fará a manutenção da infraestrutura necessária para o funcionamento da rede de comunicação, como torres de transmissão e geradores de energia, também vai auxiliar na instalação de pelo menos mais duas antenas na cidade (hoje, são três). O coronel José Ramos acrescenta que, além dos órgãos municipais, outros integrantes do Sirce também serão beneficiados com a inclusão de Petrópolis nessa rede.
“A gente ampliando essa rede, através do acordo de cooperação técnica que vai ser celebrado, o município fará a manutenção da infraestrutura e vai beneficiar não só as forças de segurança municipal, o Batalhão da Polícia Militar e os Bombeiros daqui, mas vai integrar todo estado e ajudar também a PRF (Polícia Rodoviária Federal), que também utiliza nossa rede, o sistema penitenciário, a Polícia Civil, a Polícia Militar. Então o maior beneficiado disso tudo, sem dúvida nenhuma, é a população de Petrópolis e as pessoas que transitam pela Serra”, afirma.
Também participaram da cerimônia, os secretários de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Marcelo Chitão, e de Defesa Civil, Guilherme Moraes, além de representantes da Guarda Civil e do 15º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM).
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: