
Petrópolis é declarada Capital Tecnológica Estadual
Petrópolis foi declarada Capital Tecnológica do estado do Rio de Janeiro. O decreto foi oficializado no Diário Oficial do Rio de Janeiro nessa sexta-feira (28), e é uma conquista para uma cidade que cresce exponencialmente no setor e ganhando notoriedade e reconhecimento.
“É uma conquista essencial para Petrópolis. Esse título representa um marco para o município, evidenciando uma constante evolução do setor, que reflete o esforço e dedicação de todos os envolvidos”, celebra o prefeito Hingo Hammes.
Hoje, segundo estimativas do Serratec, Petrópolis conta com mais de 400 empresas no setor de TI. São mais de cinco mil empregos e um faturamento de mais de 1 Bilhão. “Esses dados são evidência da força do nosso setor, uma cidade de oportunidades tecnológicas. Este é um setor com uma tendência de crescimento constante, e que podemos abraçar para fortalecer a cidade em um âmbito nacional e internacional”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico Samir El Ghaoui.
Conquistas de 2025
O governo Hingo Hammes se movimentou para abraçar, ainda no primeiro semestre de mandato, o potencial tecnológico do município. “É uma vitória para nosso governo, Petrópolis está se consolidando cada vez mais em um setor que tem um futuro brilhante. Vamos continuar empenhados para que Petrópolis cresça ao lado das empresas que fortalecem a cidade”, complementa o prefeito.
Em fevereiro, a cidade recebeu a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para uma visita técnica à sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). Durante a visita, a ministra ressaltou a importância do supercomputador Santos Dumont e destacou que a atualização do computador mais poderoso da América Latina é o primeiro passo para tornar a cidade Capital Nacional de Inteligência Artificial.
A Cidade Imperial também recebeu o novo Laboratório de Computação Quântica da Faeterj Petrópolis, unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica – Faetec. Um HUB de computação que colocou o município em um patamar de soberania científica e tecnológica.
Na educação, Petrópolis renovou o contrato de cooperação acadêmica com a Universidade Federal Fluminense (UFF) Um acordo que fortalece a formação de jovens no município, pelo curso de graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia da UFF, ressaltando o trabalho integral do setor na cidade. O Prefeito também se reuniu com o reitor da Universidade Antonio Claudio Lucas da Nóbrega para estreitar o elo entre município e universidade.
Outro polo de educação dentro do setor são os Espaços de Tecnologia e Inclusão Comunitária (ETICs), espaços oferecidos pela Prefeitura, que são uma base para a fomentação do setor na formação de jovens da cidade. Hoje o núcleo do Bingen conta com cerca de 200 alunos.
“Nós visamos capacitar e incluir as pessoas dentro desse segmento, queremos continuar investindo nesse mercado, ser a base para formação de mentes brilhantes e que possamos reter esses talentos aqui. Oferecer para esses talentos uma cidade que ele queira seguir aqui contribuindo com suas habilidades. Esse título é o primeiro passo para alcançarmos essa Petrópolis no futuro”, conclui Samir.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: