• Petrópolis é a sexta cidade do Estado com mais denúncias contra crimes ambientais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/06/2021 12:50
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Petrópolis é a sexta cidade do Estado do Rio de Janeiro com mais denúncias contra os crimes ambientais neste ano de 2021. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (3) pelo Programa Linha Verde do Disque Denúncia, em alusão do Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no sábado (5).

    Além de Petrópolis estão no “top ten” as cidades do Rio de Janeiro (que encabeça o ranking), seguido por São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói, Duque de Caxias, Maricá, Angra dos Reis, São João de Meriti e Nova Friburgo. Da capital, de acordo com o levantamento, vem a maior parte das denúncias contra os crimes ambientais, foram 3.144 nos bairros de Campo Grande, Centro, Jacarepaguá, Taquara, Guaratiba, Bangu e Santa Cruz.

    Desde o dia 1º de janeiro deste ano, o Linha Verde já cadastrou mais de 6.631 informações sobre os crimes ambientais, 1.128 a mais do que o mesmo período do ano passado. Quase metade de todas as informações recebidas em 2021 diz respeito a maus tratos contra animais (3300), mas ainda destacam-se os crimes de desmatamento florestal (739), extração irregular de árvores (703) além de poluição do ar (657), construção irregular (555) e guarda/comércio de animais silvestres (473).

    Outro crime que também é comum é a soltura de balões. De acordo com o levantamento do Linha Verde, foram 51 denúncias só este ano. Também foram denunciados a captação clandestina de água, loteamento irregular, extração mineral, lixo acumulado, queimadas, poluição das águas, aterramento de rios, lagoas e mangues, desvio de curso das águas, caça ilegal de animais, despejo clandestino de esgoto, contaminação do solo, pesca irregular, desperdício de água, comércio ilegal de água e carvoarias clandestinas. Já com relação às linhas chilenas, o Linha Verde já contabilizou até agora 157 denúncias.

    Ainda de acordo com o Programa Linha Verde, o mês de março deste ano foi o campeão de denúncias envolvendo meio ambiente, com 1.445 registros, além das denúncias recebidas apenas pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. De todas as 6.631 informações do Linha Verde neste ano, pelo menos 1.672 chegaram por essa ferramenta, sendo que em maio, foram cadastradas 361 denúncias pelo app.

    Por causa das denúncias, neste ano de 2021, já foram identificadas cerca de 345 mil metros quadrados de área degradada no Estado do Rio, além da apreensão de aproximadamente 60 quilos de camarões e pescado em período de defeso, redes de arrasto para pesca, motosserras, máquinas retroescavadeiras, balões e carretéis de linha chilena. Só de animais silvestres resgatados de cativeiro através das denúncias do Linha Verde, foram cerca 300, entre eles pássaros como trinca ferro, tiziu, pixanxão e canários da terra.

    No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato. É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook ou ainda pelo site do Disque Denúncia. Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.

    Últimas