Nessa quinta-feira (23), foi publicada no Diário Oficial da União, a relação de propostas enquadradas para receber a construção de unidades habitacionais através do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Petrópolis teve quatro projetos aceitos: Benfica, Vale do Cuiabá, Mosela e Estrada da Saudade.
De acordo com as propostas, em Benfica, o conjunto deve possuir 84 moradias; no Vale do Cuiabá serão 70; na Mosela mais 140; e 188 na Estrada da Saudade, totalizando 482 unidades habitacionais no município.
Todas as propostas selecionadas correspondem à Faixa 1 do programa, destinada a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.640,00 nos valores atuais).
Entre os selecionados, os terrenos de Benfica, Vale do Cuiabá e Mosela pertencem ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. Já o da Estrada da Saudade, é um projeto da Prefeitura Municipal de Petrópolis. A próxima etapa do programa prevê a realização de chamamentos públicos para que sejam encontradas construtoras interessadas em executar o projeto. Em seguida, o resultado é apresentado à Caixa Econômica Federal para a continuidade do mesmo.
Desde 2009, quando o programa foi criado, o Minha Casa, Minha Vida, em todas as faixas, construiu 6 milhões de moradias em todo o Brasil.
“Ter uma casa é ter um ninho seu. É você saber que não tem que procurar um galho a cada primavera, que você não tem que correr a cada chuva. É saber que você tem um lugar que é seu. Ali, você vai criar o seu vasinho de flores, vai colocar seu quadro na parede”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.