
O número de furtos e roubos aumentou em Petrópolis no mês de janeiro em comparação a dezembro. Os dados são do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), divulgados na última semana de fevereiro. Ao todo, foram registrados 129 furtos nas duas delegacias da cidade (105ª DP e 106ª DP) e 13 roubos. No último mês de 2024, os números foram 97 e 7, respectivamente.
Os furtos são o segundo crime mais comum na cidade, segundo o ISP, ficando atrás apenas dos casos de estelionato. Esse tipo de crime teve um crescimento expressivo após a pandemia e, em janeiro de 2025, registrou 198 ocorrências.
O furto de celular foi o mais frequente, com 16 registros. Como a Tribuna mostrou, esse crime teve um aumento de 64% no ano passado. No entanto, na comparação entre janeiro deste ano e dezembro de 2024, os números permaneceram estáveis.
Entre os roubos, o mais comum foi o roubo de rua, com oito casos, cinco a mais do que em dezembro. Também chamam atenção ocorrências menos frequentes na cidade, como roubo de carga e roubo a residência, ambos com um registro cada. Em todo o ano passado, esses delitos tiveram apenas oito casos cada.
A Operação Segurança Presente, em resposta à nossa equipe, informou que de acordo com os dados consolidados do mês de janeiro, na área da Operação Segurança Presente Petrópolis, o índice de registro de roubo no primeiro mês de 2025 foi de zero, mantendo o índice alcançado em janeiro de 2024.
Em relação ao delito de furto, no comparativo entre os meses de janeiro de 2024 e 2025 houve uma incidência de um caso a mais de roubo de celular, sendo um caso de 2024 e dois casos em 2025.
Informou também, que no período de Carnaval o policiamento segue reforçado e com atenção redobrada para que os dias de folia repitam o índice zero de ocorrências relativas ao evento de Carnaval do ano passado.
A Assessoria de Imprensa da Polícia Militar informou que o combate aos roubos e furtos no estado tem sido uma prioridade do comando da Corporação, que nos dois primeiros meses do ano, implementou a Operação Impacto visando aprimorar o policiamento e melhorar o índice de criminalidade no estado, incluindo a prevenção de roubos e furtos.
Nesse contexto, a PM também afirmou que o trabalho integrado na troca de informações entre os Comandantes de Batalhões e delegados responsáveis pelas delegacias da Polícia Civil é fundamental para a identificação e localização dos criminosos que atuam nesse tipo de prática.
Leia mais notícias sobre Petrópolis e região: