• Petrópolis às escuras: empresa que venceu licitação só começa a operar em setembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/08/2021 13:51
    Por Janaina do Carmo

    Quem anda à noite pelas ruas da cidade, principalmente nas comunidades, já percebeu que as vias estão às escuras. É comum ver postes sem as lâmpadas ou com as mesmas queimadas. A Prefeitura de Petrópolis concluiu o processo de licitação para a contratação da empresa que ficará responsável pelo serviço de iluminação pública, no entanto, a firma vencedora só começa a operar em setembro.

    A Vasconcelos e Santos LTDA foi a empresa que ganhou o pregão e assinou um contrato de R$ 4,6 milhões. Além do serviço de manutenção, segundo a Prefeitura, haverá a expansão do trabalho de eficientização com luminárias de LED por toda a cidade. O contrato com a empresa é de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 60 meses.

    Entre as regiões que estão com as ruas no escuro é o Caxambu. Na Rua Bartolomeu Sodré, por exemplo, são quatro pontos sem iluminação pública. “Essa situação é perigosa para quem passa pela rua à noite. É um trecho grande sem luz”, disse o morador Francisco Neto.

    Além do Caxambu, moradores de ruas do Centro, como a José Bonifácio, também denunciam problemas na iluminação pública. Já na Rua João Felipe Fliess, no Morin, são três postes seguidos sem lâmpadas, obrigando os moradores a andarem cerca de 150 metros na escuridão. “É um perigo. Estamos há quase dois meses pedindo a troca das lâmpadas queimadas. Minha filha voltou às aulas presenciais na faculdade, e tenho que buscá-la nesses dias, porque é perigoso ela andar sozinha nessa escuridão, não só aqui na nossa rua, mas em outros pontos da cidade que também estão com esse problema”, disse o morador Jorge Luis.

    Um morador da Vila Alfons Dieringer, no Pedras Brancas, na Mosela, denunciou à Tribuna, que está há dois meses esperando a troca de uma lâmpada queimada.

    Em nota, a Prefeitura de Petrópolis informou que “o contrato com a empresa já foi assinado começando a operar em setembro e que a solicitação de substituição de lâmpadas queimadas na rede pública pode ser feita por meio do Departamento de Iluminação Pública, nos telefones (24) 2233-8161 e (24) 2233-8162”.

    Últimas