A Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde concluiu o quarto Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. Entre os dias 3 e 7 de outubro, foram visitados 5.074 imóveis do município e o índice de risco de infestação predial em Petrópolis ficou em 0,06%. O Ministério da Saúde orienta que o nível tolerado seja inferior a 1%.
“Em todas as análises anteriores, o município registrou baixos índices. O maior deles foi no estudo realizado em abril, quando registramos 0,72%. Porém, ainda assim, estávamos abaixo do aceitável pelo MS. Nesse momento, é fundamental que a população continue fazendo a sua parte. Cuidando de sua casa e mantendo hábitos básicos contra o mosquito”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, as equipes de agentes de combate a endemias, durante todo o ano realizam o trabalho de combate aos vetores e de orientação à população. “As ações são desenvolvidas durante todo o ano e intensificadas durante a realização do LIRAa. Nas visitas, os agentes realizam a destruição de criadouros e aplicam larvicidas, quando necessário”, destaca o secretário.
Por meio da ação é possível determinar o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.