Neste ano, Petrópolis teve quatro mortes confirmadas por dengue, com as vítimas sendo três mulheres e um homem. O decreto de epidemia da doença segue mantido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), mas o município já apresenta uma redução nos casos.
De acordo com dados do Painel Arboviroses, da SES-RJ, os números estão caindo desde a 8ª semana epidemiológica, que compreende entre os dias 18 e 24 de fevereiro, quando o recorde de casos foi registrado, com 582. Após isso, as semanas seguintes registraram 512, 316, 89, 12, 10 e seis casos, respectivamente. Lembrando que os números das duas últimas semanas podem aumentar por conta da demora na notificação.
As internações também acompanham o ritmo de queda. Na 8ª semana epidemiológica, no pico registrado, 15 pacientes foram internados com a doença. Após isso, apenas na 9ª semana (entre os dias 25 de fevereiro e 2 de março) os números foram superiores a 10 internações.
Os dados mensais apontam a quantidade de casos já registrados. Em dezembro de 2023 foram dois. Neste ano, janeiro teve 322; fevereiro 1.623, março 554, e abril, até o momento, seis confirmações.
Números estaduais
Em todo o estado do Rio de Janeiro, 99 óbitos por dengue foram confirmados. Já são quase 200 mil casos, com mais de cinco mil pessoas tendo sido internadas.