• Petrópolis ainda tem 1.485 crianças na fila de espera para creches públicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/05/2023 03:09

    Se o Portal da Transparência da prefeitura não estiver com números desatualizados, a fila de espera hoje para vagas em creches é de 1.485 crianças. Mas, o número foi ainda maior. Em dezembro de 2016, eram 3.182 crianças aguardando vagas. Baixou para 2.776 em abril de 2017. Nos anos seguintes, com (poucas) novas creches, mais a ampliação de salas, a fila de espera era de 1.400 crianças em 2020 e de 1.550 em novembro de 2021. Em 2022, tivemos um ano atípico, das chuvas, que freou um olhar mais apurado para o setor e hoje a lista ainda é de 1.485 crianças aguardando vagas, ainda que a gestão Bomtempo contabilize mais de 440 vagas abertas no período.

    Plano vence em 2025

    Mas, a gente tocou neste assunto para usar como gancho e falar do Plano Municipal de Educação, que vence em 2025. Ele nos deu as diretrizes por uma década a partir de 2005. E estamos falando com antecedência que é para não deixar vencer o prazo de revisão e o poder público analisar se conseguiu cumprir as metas e quais precisam ser revistas, tendo em vista o avanço digital dos últimos anos.

    Coloca na pauta!

    Também é uma boa pauta para os vereadores que estabeleceram que vão também analisar a cada quatro meses – como fazem com finanças e saúde – o desempenho da Educação em uma audiência pública onde serão exibidos os números e resultados.

    Ensino integral

    Também indicamos aos nosso nobres legisladores que observem que a meta traçada pelo governo federal,  segundo o Plano Nacional de Educação, é que 50% dos alunos da rede precisam estar em escolas de tempo integral até 2025.  A meta 6 do PNE também prevê que o município tem que aumentar gradativamente, a cada ano, até 20% das escolas que trabalham anos iniciais do ensino fundamental com educação integral. Hoje temos apenas 24 das unidades em ensino integral.

    Pessoal da Rua Henrique Dias, no Retiro, perdeu as calçadas. Passar ali sem os carros nas estacionados já era ruim, principalmente quando se cruzava com ônibus e caminhão. E agora piorou, porque as pessoas andam na rua porque as calçadas ficam com carros praticamente com as quatro rodas sobre o passeio. Moradores já denunciaram à CPTrans e à prefeitura, sem sucesso.

    Agenda em Brasília

    Essa ida do ex-prefeito Paulo Mustrangi à Brasília não ficou apenas nas promessas. O atual vice-prefeito levou ao ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, apelo para unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida em Petrópolis. Marcio Macêdo, atendendo a Mustrangi, se comprometeu a receber o prefeito Bomtempo em uma agenda com o ministro das Cidades, Jader Filho, para tratar do assunto.

    Pequenas empresas

    Amanhã, às 14h30, a Firjan Serrana vai promover o evento presencial e gratuito “Firjan com as Pequenas Empresas da Região Serrana”, mostrando formas de acesso ao crédito e as oportunidades de negócios através de compras públicas. Também será apresentado o projeto ‘Rio+Digital’, parceria com o Mercado Livre ensinado a vender pelo marketplace considerado o maior da América Latina. As inscrições podem ser feitas até hoje no site:  www.firjan.com.br/pequenaempresa.

    A digital influencer Larissa Sabrá em ensaio no Vale dos Girassóis que fica entre Petrópolis e Miguel Pereira.

    Acelera!

    Todo governo renova  o “Grupo de Trabalho de Avaliação e Licenciamento de Grandes Empreendimentos”. Não foi diferente desta vez. E  a missão é ‘dar celeridade na análise dos processos de licenciamento de grandes empreendimentos, visando consequentemente a geração de incremento na arrecadação de tributos municipais, além da contribuição para o desenvolvimento social e urbano’. Se pudesse acelerar grandes empreendimentos imobiliários de habitação popular é que seria bom…

    Projetos

    O grupo inclui uma Câmara Técnica formada por servidores de vários órgãos – total de 20 pessoas, inclusive gratificadas financeiramente para isso – para analisar e liberar os projetos. Mas, caso os vereadores não tenham ainda reparado, também é função deles verificar esse aceleramento todo.

    Novos endereços

    E a TurisPetro mudou de endereço. Deixou o Palácio Sérgio Fadel, sede da prefeitura, e está alojada em um casarão na Rua da Imperatriz, número 35. Assim como a TurisPetro, outra secretaria não conseguiu ficar abrigada no Centro Administrativo no Hipershopping ABC, a de Assistência Social, de mudança para outro casarão, esse na Rua Ipiranga. Mais dois aluguéis para a gente pagar.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas