• Petrópolis abre vacinação da segunda dose para quem começou imunização em outro município

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/10/2021 18:54
    Por Luana Motta

    A Secretaria Municipal de Saúde abriu a vacinação contra covid-19 para pessoas que residem no município e por algum motivo tenham tomado a primeira dose em outra cidade. Basta apresentar o comprovante da primeira dose e documentos pessoais (CPF e documento de identidade com foto) em um dos pontos de vacinação. Pessoas que se mudaram para Petrópolis neste ano, durante a campanha, não estavam conseguindo completar o esquema vacinal no município. 

    A psicóloga Christiana Nóvoa, de 52 anos, está tentando tomar a segunda dose da AstraZeneca desde setembro. Ela era moradora da Ilha de Paquetá até junho, quando recebeu a primeira dose. Se mudou para Petrópolis em seguida, e na data prevista para retornar ao posto de saúde, teve a segunda dose negada. Christiana foi em três pontos: na Casa de Portugal, próximo a sua residência, na UCP Benjamin Constant e no Centro de Saúde, e em todos recebeu a informação de que deveria ir ao Rio de Janeiro para completar o esquema vacinal. 

    “Tentei argumentar que não tenho mais residência no Rio, e que viajar de ônibus intermunicipal sem estar imunizada seria um risco não só para mim como para todos os passageiros. Além disso, não tenho disponibilidade financeira para essa viagem, nem posso perder um dia inteiro de trabalho indo ao Rio e voltando”, disse Christiana.

    A Tribuna recebeu diversos relatos de petropolitanos que por motivos diversos, inclusive por trabalharem no Rio, acabaram tomando a primeira dose na capital e não conseguiram acesso à segunda dose no retorno. 

    Em resposta à Tribuna, a Secretaria de Saúde explicou que anteriormente, seguindo as orientações da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde e considerando a quantidade de doses que era disponibilizada ao município, a aplicação da segunda dose era restrita a apenas as pessoas que tomaram a primeira dose em Petrópolis.

    Segundo a Saúde, agora, com 91% da população maior de 12 anos vacinada com a primeira dose, 65,30% das pessoas que concluíram o esquema de vacinação com a segunda dose ou dose única e 65,43% dos adolescentes com a primeira dose, o município tem vacinas suficientes para disponibilizar para aqueles que tomaram a primeira dose em Petrópolis e para aqueles que  moradores da cidade que tomaram a primeira dose em outro município e eventualmente encontrem dificuldade para retornar ao local da primeira aplicação. 

    Dose de reforço também está disponível

    Segundo a Secretaria de Saúde, a dose de reforço está disponível para todas as pessoas que fazem parte dos grupos autorizados pelo Ministério da Saúde – idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da Saúde e pacientes imunossuprimidos. Para receber a vacina, os idosos e trabalhadores da Saúde devem preencher o cadastro no site da prefeitura. Em ambos os casos, é necessário observar o prazo de 180 dias (seis meses) para a aplicação da vacina. 

    Já os pacientes imunossuprimidos, devem observar o prazo de 28 dias para receber a dose de reforço. No caso dos imunossuprimidos, não é necessário cadastro, basta se dirigir a um dos pontos específicos para a vacinação deste público: UCP Benjamin Constant (Centro), Parque Municipal (Itaipava), Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira (Centro), Clube Palmeira (Itamarati) e Esporte Clube Magnólia (Bingen). 

    Últimas