O Movimento Empresarial “Petrópolis 2030” comemorou o anúncio do aporte do governo do Estado, na ordem de R$ 3,4 milhões, para a instalação da ligação Bingen-Quitandinha. A obra, necessária para a conexão viária dos bairros, faz parte do rol de 19 projetos e programas que são pleiteados para o desenvolvimento econômico da cidade e, por isso, estará mantida na pauta do movimento junto ao governo do Estado.
“Vamos acompanhar de perto o projeto e toda a sua execução. Temos a convicção de que ele voltou a ser um dos protagonistas em solução de mobilidade urbana da cidade também fruto da cobrança do movimento que, apesar de recém-criado, tem o peso de 22 instituições empresariais e representativas da sociedade do município”, considera o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Petrópolis), Cláudio Mohammad.
A empresa Ômega Construtora e Serviços foi eleita em tomada de preços feita pela Secretaria estadual de Transportes como responsável pelos serviços técnicos que vão viabilizar a ligação. De acordo com estudos feitos em 2011, 30% do fluxo de veículos pode deixar de acessar o Centro Histórico com a ligação entre os bairros que são as duas principais entradas para a cidade.
Com a ligação, seriam 18 mil veículos a menos acessando o Centro Histórico, dado que deve ser superior, considerando o crescimento da frota em uma década com Petrópolis registrando, atualmente, 122 mil veículos leves e 30 mil motos, de acordo com levantamento do Detran-RJ de 2022.
Leia também: “Petrópolis 2030” avança com detalhamento de 19 projetos de desenvolvimento econômico em 8 setores
O movimento considera que foi fundamental para o projeto começar a sair do papel o empenho do secretário estadual de Governo, Bernardo Rossi, e de Transportes, Washington Reis, que atuaram de forma firme a partir do interesse, ainda em 2021, do então prefeito interino, Hingo Hammes, que retomou a pauta e realizou estudos necessários que viabilizaram a atual proposta.
“O Movimento Empresarial Petrópolis 2030, além da ligação Bingen-Quitandinha, tem como uma das pautas em mobilidade a nova pista da BR-040 e a nova concessão desta rodovia federal que é fundamental para a cidade. Então, estas reivindicações continuarão a ser cuidadas e acompanhadas até a sua execução para darmos prosseguimento a outras ações em trânsito que são importantes para o desenvolvimento econômico da cidade e qualidade de vida do morador”, completa Claudio Mohammad.