Petroleiros promovem ação do ‘preço justo’, em Padre Miguel, com botijão de gás sendo vendido a R$ 50
Nesta quinta-feira (8), a partir das 11h, uma ação será realizada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e os Sindicatos dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e de Duque de Caxias (Sindipetro-Caxias), onde gás de cozinha será vendido a um “preço justo”. A ação vai acontecer no Conjunto Habitacional Dom Jaime Câmara, entre Padre Miguel e Bangu, na Zona Oeste do Rio.
Os petroleiros irão oferecer 350 botijões de gás de cozinha de 13 quilos, a R$ 50 por botijão – metade do valor cobrado na região. Também serão distribuídas máscaras para prevenção da Covid-19. A mobilização irá respeitar protocolos de segurança de organismos de saúde para evitar a disseminação do coronavírus.
De 1º de janeiro a 6 de julho – data do mais recente aumento –, a gestão da Petrobrás já reajustou o gás de cozinha em 37,9% em suas refinarias.
A ação ainda pretende mostrar à população como os preços do gás, do óleo diesel e da gasolina poderiam ser bem menores, caso a gestão da Petrobrás não aplicasse a política de Preço de Paridade de Importação (PPI). O PPI atrela os preços dos derivados no Brasil às cotações do barril de petróleo no mercado internacional e do dólar e não leva em consideração os custos nacionais de produção dos combustíveis.