“Incluir o profissional de educação física no organograma da Saúde municipal”. Esse é o objetivo da petição criada por Bruno Christ, educador físico e conselheiro municipal de saúde, representando o Conselho Regional de Educação Física. Segundo ele, a solicitação manifestada na petição vem por conta de uma preocupação com a saúde municipal e com o tratamento dos profissionais de educação física.
“Nós percebemos o quanto a educação física está sucateada em Petrópolis quando a gente não participa das equipes do Nasf e do eMulti, que são equipes multidisciplinares para cuidar da saúde da família. De acordo com a diretriz federal, é necessária a contratação de um profissional de educação física, mas Petrópolis não tem isso. O Executivo não se mobiliza para adicionar os educadores físicos no organograma da Saúde”, explica o criador da petição.
Bruno ainda esclarece a importância dos profissionais para a saúde dentro deste contexto: “Estamos tentando mobilizar a sociedade para mostrar o verdadeiro sentido da educação física na saúde, já que a base da saúde preventiva, no meu ponto de vista, é a atividade física e a nutrição. No entanto, não vemos nada sendo feito a favor disso”.
A petição pode ser vista clicando aqui.
A Tribuna de Petrópolis entrou em contato com a Prefeitura questionando se existe um planejamento para que os profissionais da área sejam incluídos nas equipes multidisciplinares, mas não obteve respostas.