Pessoas são textos vivos
“Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos”
Paulo em 2 Coríntios 3.3
Pessoas são cartas, são livros, são textos que sangram e que se movem. Textos vivos. Pessoas são tábulas de carne e não de pedra, sensíveis . São Tábulas rasas.
Tábula rasa, dispõe a Wilkpédia, é a tradução para a expressão em latim ‘tabula rasa’, que significa literalmente “tábua raspada”, e tem o sentido de “folha de papel em branco”.
A palavra tábula, neste caso, refere-se às tábuas cobertas com fina camada de cera, usadas na antiga Roma para escrever, fazendo-se incisões sobre a cera com uma espécie de estilete.
Assim são nossos corações. A vida com seus estiletes pontiagudos grava, escreve em nossos corações, fatos episódios que ficam registrados como textos que nos decifram e nos decodificam para os quem consegue decifrar. Poucos. Pouquíssimos os conseguem perceber ou ler. Deus todavia é o único interpretar supremo de nossos complicados textos.
O que a vida está escrevendo em você? Na tábula do seu coração? Uma ficção, um enredo que parece mas não é real? Uma novela ? Romances que nunca possuem um final feliz? Ilusões? Até quando você vai deixar a caneta, o teclado, nas mãos da vida? Do destino? Da sorte? Nas suas ou ainda nas mãos dos outros? São escolhas que você precisa fazer todo dia.
Meu convite hoje é pra você entregar essa caneta pra Jesus, pra Deus.. Deus quer e pode escrever uma nova história na sua vida. Sim você pode ser o autor da sua própria história, mas no fim, acredite não vai valer muito a pena. Deus quer ser o autor da sua história. Ele pode inclusive reescrever, ainda pode mudar te dar um final feliz. O último capítulo ainda não foi excrito. Você pode ser uma carta viva de Deus.
E tem mais, Jesus de Nazaré, pode também reeditar seu texto, sua vida. Nós escritores precisamos muito dos revisores.
Um revisor é um profissional importante de uma editora. Jesus pode colocar os pingos nos “is”, trocar pontos finais por vírgulas, e vírgulas por pontos finais. Isso faz toda diferença em um texto. Mas melhor ainda é se jogar mas mais do Senhor como uma folha branca e orar: Senhor escreve minha história.