• Pessoas com sintomas leves de gripe podem procurar atendimento em unidades de saúde dos bairros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/12/2021 13:52
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Pessoas com sintomas gripais leves que precisem de atendimento podem se dirigir a qualquer uma das mais de 50 unidades de Saúde – UBSs e PSFs – em funcionamento em bairros dos cinco distritos do município. A orientação da Secretaria de Saúde visa reduzir a sobrecarga na UPA Cascatinha – unidade de referência para pacientes com sintomas respiratórios mais graves. Desde o início da semana, o local registra um movimento três vezes maior que o normal.

    O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembra que nos postos dos bairros a população encontra também testes rápidos (swab rápido de antígeno, com resultado em 15 minutos) para covid-19. Nas Unidades Básicas de Saúde de Itaipava, Itamarati, Quitandinha, Retiro, Posse e Pedro do Rio e no Centro de Saúde, pacientes também podem fazer o teste RT-PCR para a doença.

    “Normalmente os sintomas gripais leves podem ser tratados em casa, mantendo a hidratação e fazendo repouso. Mas se a pessoa com sintomas leves precisar, pode procurar a unidade de saúde do seu bairro. O número de atendimentos praticamente triplicou nos últimos dias na UPA Cascatinha. Importante que as pessoas saibam que devem procurar a unidade de emergência somente no caso de sintomas mais graves. Para casos leves, o cidadão pode buscar os postos de saúde dos bairros, perto de casa”, orienta o secretário de saúde.

    Salas de vacina de 14 equipamentos de saúde do município receberam na manhã desta quinta-feira (16), 2.200 doses do imunizante contra a Influenza, vírus da gripe. O lote entregue pelo Estado aconteceu na quarta-feira (15).

    A vacina contra a influenza está sendo distribuída pela equipe da Divisão de Imunização, hoje, para as Unidades do Morin, Alto Independência, Quitandinha, Mosela, Retiro, Itamarati, Itaipava, Araras e Pedro do Rio; nos PSFs Alto da Serra, São Sebastião e Posse, além do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e do Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira.

    A campanha de Imunização contra a gripe teve início em abril e foi realizada até julho, mas as doses continuaram disponíveis nas salas de vacina. Petrópolis tem, até o momento, 122.226 moradores que receberam o imunizante contra a influenza. Ao todo, 84.357 pessoas que fazem parte do público alvo da campanha e outras 37.869 pessoas que procuraram as unidades durante a campanha, foram vacinadas.

    O município tem 68,9% de cobertura, considerando o público alvo da campanha. Foram imunizados na cidade 50.703 idosos e 14.766 crianças, o que corresponde a 85,9% e 72,48% de cobertura, respectivamente, para estes grupos.

    Últimas