• Pessoas com síndrome de down e pacientes renais crônicos em diálise começam a ser vacinados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/05/2021 10:15
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Começa nesta quinta-feira (6), o cadastramento para a vacinação contra covid-19 de pessoas com síndrome de down e pacientes renais crônicos (em diálise) com idade superior a 18 anos. Também será aberto cadastro para pessoas com mais de 58 anos que tenham algum tipo de comorbidade e pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) na mesma faixa etária das comorbidades. A vacinação destes públicos – que fazem parte da fase 1 do grupo de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas – começa no sábado (8).

    Para a vacinação o interessado deve ser cadastrado no site da prefeitura. No dia da imunização é necessária a apresentação de documento pessoal com foto, CPF e laudo médico, atestado ou receita que comprove a condição/comorbidade apontada no cadastro.
    Em Petrópolis, a vacinação segue os parâmetros estabelecidos dentro do Plano Nacional de Vacinação, com a ampliação feita de acordo com a chegada de lotes de vacinas. “Iniciamos esta semana a vacinação de trabalhadores da Saúde com mais de 40 anos e seguimos ainda com cadastro aberto para a vacinação de idosos com mais de 60 anos. Idosos de faixas etárias mais altas, que não tenham se vacinado devem fazer o cadastro, pois a vacinação segue aberta para os idosos. É importante que eles sejam imunizados”, destaca o secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho.

    Gestantes e mães, que tiveram bebê há até 60 dias, maiores de 18 anos que tenham algum tipo de comorbidade começam a ser vacinadas nesta quinta (6)

    Já as gestantes e puérperas (mães que tiveram bebê há até 60 dias) maiores de 18 anos que tenham algum tipo de comorbidade e residem em Petrópolis, a vacinação
    começa nesta quinta-feira (6). Para este público, não será necessário o preenchimento de cadastro junto à Secretaria de Saúde, basta a apresentação, em um
    dos 10 pontos de vacinação contra a covid-19, dos seguintes documentos: identidade com foto, CPF, comprovante de residência e laudo ou comprovante médico confirmando a gestação ou puerpério, bem como o tipo de comorbidade. Também é importante a apresentação do cartão de vacinação. A Secretaria de Saúde frisa, ainda, que aquelas que se vacinaram contra a influenza (gripe) devem respeitar o período de 15 dias entre uma vacina e outra.

    Trabalhadores da Saúde

    A Secretaria de Saúde iniciou nessa terça (4) a vacinação de trabalhadores da saúde com mais de 40 anos. Para a vacinação, estes trabalhadores devem preencher cadastro no site da prefeitura, informando a atividade que desempenham na área de saúde. No momento da vacinação, além de documento de identidade com foto e CPF, o trabalhador deve apresentar comprovação da atividade descrita no momento do cadastro. A vacinação deste público é feita na Casa da Educação Visconde de Mauá.
    A Secretaria também mantém aberto o cadastro para a vacinação de idosos com mais de 60 anos. A vacinação está sendo realizada das 9h às 16h no Petropolitano Futebol Clube, na Rua Roberto Silveira (Centro); Clube Palmeira (Itamarati), Casa de Portugal (Quitandinha), Escola Municipal Josemar Contage (Corrêas), e ainda em sistema drive thru no campus da UCP Benjamim Constant (Centro); área externa
    do ginásio da UCP, no Bingen; Parque Municipal em Itaipava; e G1 do Hipershopping, no Alto da Serra. A vacinação também está disponível no antigo PSF da Posse, com horário diferenciado, das 10h às 15h.

    Últimas